Mais comentada

10 dicas que todo estudante de Administração deveria saber

O curso tem mostrado uma grande formação de Lideres, Gestores, Coaching, e CEO’s e não há mais espaço para esse tipo de dúvida, com o mundo cada vez mais exigente. Os estudantes precisam ser rápidos ou perdem espaços no mercado de trabalho

1 – Veja o Curso como uma Oportunidade e não Obrigação:

Diante das dificuldades do dia-a-dia muitas pessoas veem um curso universitário que carregam por anos como um fardo pesado nas costas. Outras até somente cursam por que são obrigadas de alguma forma. De qualquer forma temos que ver o curso como uma oportunidade de ter um futuro melhor, de buscar algo que nunca foi alcançado na família, como morar fora do País ou ser um grande executivo internacional. Quantas pessoas não tem a oportunidade de estar em um curso universitário e por diversos fatos não podem. De Valor e Aproveite ao máximo.

2 – Tire Vantagens das Oportunidades:

Ao longo de nossa vida muitas oportunidades nos são dadas, e devemos saber como aproveita-las da melhor forma. Analise todas as situações, vantagens e desvantagens, se suas metas e objetivos estão de acordo com a oportunidade que surgiu. Não deixe passar para depois não se lamentar. Analise em três etapas:

a)  Análise das Vantagens Oferecidas;

Nesse ponto coloque todas as vantagens que você poderá conquistar, do tipo “O Que eu ganho com isso?”, “Quanto vou ganhar com isso?”, ou” Posso chegar até o ponto X com a minha escolha”. Procure filtrar todos os pontos positivos que poderão ser alcançados.

b)  Análise das Desvantagens;

Agora deverão ser analisados tudo aquilo que se pode perder em tomar a decisão. Como por exemplo: “Vou ter que deixar a família se tiver que mudar de Cidade” ou” Vou ganhar menos e trabalhar mais”. Deve-se colocado tudo aquilo que torna a oportunidade Inviável.

c)  Tomada de Decisão;

Após as análises de Prós e Contras deve-se medir ganhos e perdas e realizar uma escolha. Dado que estará ciente do que pode lhe ocorrer quando der o resultado final.

As Oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu”.

Shakespeare

3 – Identifique uma área para seguir carreira:

É de suma importância que em determinado ponto do curso o aluno identifique suas áreas de mais agrado. Dessa forma podem ser baseados todas as linhas de pesquisa para trabalhos futuros e teses nessa linha de pensamento podendo se tornar especialista, mestre, doutor ou PHD nessas áreas específicas. É valido o foco em poucas áreas para conseguir dar a devida atenção a cada uma delas e não serem prejudicadas.

4 – Prepare-se o mercado, é competitivo:

Com as contínuas mudanças do mercado de trabalho cada dia mais as empresas querem pessoas capacitadas para essa demanda. Sendo assim deve-se preparar com marketing pessoal, cursos, idiomas e afins para estar apto a qualquer oportunidade que aparecer. O segredo do sucesso de um grande profissional é estar sempre preparado para todas assumir as mais variadas funções e cargos.

5 – Aprenda a Falar em Público:

Um dos maiores problemas em estudantes é a timidez que atrapalha e muito nas suas apresentações e até a carreira. Não deixe que o nervosismo tome conta, foque em um tema, faça apresentações brilhantes, procure ler sobre o tema, procure ajuda de quem se dá bem nesse campo. E lembre-se, as melhores oportunidades são dadas as pessoas que se destacam e o simples fato de falar em público já pode ser um diferencial.

6 – Inspire-se em alguém:

Durante o curso de Administração muitos autores e pensadores são apresentados nas ementas da grade curricular, porém poucas universidades os ajudam a se espelhar em alguém que fez uma obra excelente de vida ou carreira para ajudar no crescimento pessoal. A exemplo muitas pessoas se inspiram em pai e mãe como referencia de vida e buscam ser semelhantes a eles. Na administração segue da mesma forma, existem tantos autores e pensadores para se inspirar e construir sua linha de pensamento e carreira.

7 – Faça Cursos e especializações diferenciados:

De grande importância principalmente em uma entrevista, é o fato de se estar preparado para diversas oportunidades. Conheça novas matérias, não se contente com Idiomas, vá em busca de coisas novas. Faça um curso de Libras, comunicação, Informática, Sistemas, Aplicativos, Direito, Gestão de Pessoas, etc... Conheça outras áreas e esteja mais preparado para o mercado de trabalho. Você pode crescer não só profissionalmente como desenvolver-se socialmente.

8 – Fortaleça a Leitura:

Se você achou que ao sair do Ensino médio e entrar na universidade não teria que se dedicar a pesquisas e leituras, se enganou. Muito pelo contrário, o curso por si só exige uma carga de leituras de textos, livros e pesquisas. Mas faça além disso, procure ler livros, não só aqueles de seu interesse mas os que são específicos da área de estudo. Fortaleça a leitura e esteja sempre preparado para um debate ou que seja uma conversa. Se destaque, seja pensativo.

9 – Foque nos Seus Objetivos:

Procure ter em mente aonde você quer chegar na carreira e foque em seus objetivos não só profissionais mas pessoais também. Não tenha duvidas sobre o que quer alcançar e se dedique ao máximo para alcançar.

10 – Nunca deixe de Sonhar:

Essa dica no meu ponto de vista dispensa qualquer comentário, nunca deixe de sonhar e acreditar naquilo que você busca os quer conquistar. Utilize o foco para atingir o tão esperado objetivo. E lembre-se “Sonhar não custa nada”.

Espero que essas dicas ajudem muitos estudantes em sua formação e carreira.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(14)
Tags: 10 dicas carreira dicas Estudantes de Administração Faculdade futuro