5 dicas para fazer uma apresentação de TCC nota 10

Como fazer uma ótima apresentação do seu Tcc, encantar a banca e obter uma ótima nota na sua Monografia.

Final de graduação em geral, tem como o ápice a entrega e apresentação de Tcc. Foi um grande investimento de tempo e recursos para chegar no final e culminar na entrega e a apresentação do seu Tcc.

Falhar neste momento pode representar mais tempo e eu tenho certeza que na maior parte das vezes a única coisa que você deseja é finalizar esta etapa e pegar o seu canudo.

Para que não haja falhas na sua apresentação de Tcc, listamos aqui 5 dicas preciosas que te fornece ferramentas e a base necessária para alcançar uma ótima nota e encantar a banca.

Como falar bem em uma apresentação de Tcc?

A melhor maneira de fazer uma boa apresentação de Tcc é utilizando um tom de voz pausado e em um tom adequado para o espaço. Tome cuidado com gírias, vícios de linguagem e erros de português que podem passar uma imagem de desleixo da sua parte.

Busque antes da apresentação, fazer uma apresentação para uma determinada quantidade de pessoas. O treino lhe dará confiança e você terá a oportunidade de corrigir possíveis erros.

Tenha um roteiro.

Com o tema da sua monografia definido. Para dar uma ordem lógica a sua apresentação, crie um roteiro. Este roteiro irá facilitar a exposição das ideias e facilitará a sua criação de slides.

O primeiro tema do seu roteiro será a Apresentação. Nela você irá identificar os participantes do projeto, o título do trabalho e o orientador que lhe auxiliou ao longo da criação do seu Tcc.

Na segunda etapa, você irá colocar uma Introdução. Mostre o porquê você escolheu o tema central da sua Monografia. Justifique o objetivo do seu Tcc, mostre a metodologia utilizada e qual forma de pesquisa foi utilizada.

A terceira fase do seu roteiro será o Desenvolvimento. Uma sugestão é comentar os capítulos do seu Tcc. Aqui você fará o desenrolar das ideias e mostrará mais sobre o assunto. Defenda suas ideias e demonstre o seu conhecimento sobre o assunto.

Por último, a conclusão da sua Monografia. Esta é uma etapa onde você irá ligar os pontos. Criar conexão entre todos os tópicos já abordados. Dê uma atenção especial para esta etapa, pois um trabalho com uma conclusão fraca pode definir a sua nota.

Como criar slides para sua apresentação de Tcc?

Uma dica importante para criar uma ótima apresentação para o seu Tcc é não ler os conteúdos dos slides. O slide é uma ferramenta de apoio. E é fundamental que a sequência apresentada seja memorizada antes da apresentação.

Importante também utilizar nos slides palavras-chave para conduzir sua apresentação. Outro detalhe importante na criação do seu slide, para uma boa apresentação, é utilizar no máximo dois tipos de estilo de fonte e priorizar em manter um padrão de cores ao longo da apresentação. Utilizando uma para destaque e outra com tonalidade neutra.

Mantenha uma postura.

Observe ao treinar para sua apresentação a sua postura corporal. Busque falar olhando para a plateia e não apenas olhando para o professor. Evite gesticular e se movimentar excessivamente.

Outro detalhe importante também é a roupa, use peças formais. Evite trajes esportivos ou descolados. E lembre-se de manter o seu celular desligado durante a apresentação.


Cuide do seu corpo para fazer sua apresentação de Tcc.

Nossa última dica é que você cuide do seu corpo. Especialmente na semana da apresentação do seu Tcc. Evite comidas pesadas que podem lhe gerar mal-estar. Busque uma alimentação balanceada e beba bastante água.

O dia da apresentação em geral é um momento que envolve muito nervosismo. Por isso busque alguma atividade relaxante um dia antes. Ler um livro que você gosta, ouvir uma música, assistir um filme ou fazer uma caminhada. Atividades que lhe deixem menos apreensivo. Isso irá lhe ajudar a ficar calmo e ter conforto ao fazer a sua apresentação de Tcc.

Conclusão

Agora que você já sabe os passos para melhorar seu desempenho em sua apresentação de Tcc, está na hora de colocar em prática. Treine, repita diversas vezes sua apresentação. Para amigos, familiares, de frente para o espelho ou até mesmo grave no seu celular e depois avalie. O importante é a prática.

Fique atento também ao tempo, busque respeitar o horário estabelecido para apresentação. E no dia, chegue um pouco mais cedo. Teste o computador, isso irá evitar possíveis surpresas de última hora.

Tenho certeza que aplicando os passos citados acima e dominando o assunto de estudo, você obterá um ótimo resultado.

Para melhorar o seu tcc ou criar um tcc do zero, leia este artigo que fala sobre este assunto, copie e cole este endereço na barra do seu navegador: http://comocriartcc.com

Bons estudos!

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: apresentação tcc como fazer uma monografia como fazer um tcc monografia tcc

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração