Mais comentada

5S nas Organizações

O programa 5S é um conjunto de ferramentas utilizadas pelas empresas com o objetivo de promover a qualidade, visa combater o desperdício, e manter o local de trabalho limpo e organizado

Criado no Japão, pelo professor Kaoro Ishikawa, nas décadas de 50 e 60 e utilizado até hoje nas organizações. O nome origina-se de cinco sensos como, senso da utilização, ordenação, limpeza, higiene e disciplina, na língua japonesa cada um desses sensos começam com a letra S, por isso o nome 5S. Este artigo abordará quais são as ações de cada senso e a melhoria apresentada a partir deles.

1) Seiri – Senso de Utilização

Ação - Direcionado aos materiais, separa o que é útil e necessário e descarta o que é inutilizável.
Melhoria – Utiliza ao máximo os recursos disponíveis, evita os desperdícios.

2) Seiton - Senso de Ordenação

Ação – Também voltado aos materiais, deixa os materiais, ferramentas e utensílios de trabalho de forma organizada e prática, onde todos da organização possam localiza-los com facilidade, uma boa comunicação visual contribui para essa tarefa.
Melhoria – Proporciona um layout de trabalho adequado, auxilia no controle de estoque e de compra.

3) Seiso – Senso da Limpeza

Ação – Promove a limpeza do local de trabalho e dos equipamentos, tem-se a atenção também para a destinação do lixo.
Melhoria – Aumento da produtividade a partir de um ambiente limpo, bem estar dos funcionários, conservação dos equipamentos de trabalho.


4) Seiktesu – Senso da Higiene

Ação – Realização de exames periódicos de saúde, procedimentos de segurança no trabalho, adequação do local (ambiente, climatização, iluminação).

Melhoria – Bem estar dos funcionários, prevenção de acidentes, aumento da satisfação pessoal.

5) Shitsuke – Senso da Disciplina

Ação -Ccumprimento dos sensos anteriores, conscientização da necessidade de pratica-los.
Melhoria – Alcance da melhoria contínua organizacional e pessoal.

O 5S proporciona a mudança de comportamentos e hábitos nas empresas, deixa o ambiente limpo e organizado, mantém os materiais de trabalho em seus devidos lugares, facilitando assim a execução das tarefas diárias.

 

 

 

 

 

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)