Mais comentada

A Era do conhecimento

Ao ler o livro TED Talks de Chris Anderson, tive alguns insights e quero compartilhar com vocês. Assim como ele, acredito que a pluralidade de conhecimentos favorece a inovação.

TED é um ciclo de palestras anual, sem fins lucrativos, com o propósito de disseminar idéias de diversas área. Durante as mais de 200 páginas, Chris fala sobre o conteúdo e forma em que os palestrantes são desafiados a desenvolver e explicar suas ideias em apenas 18 minutos, inspirando a plateia e milhões de pessoas pela internet. Separei alguns trechos interessantes sobre a visão desta organização para o futuro.

Ao ler o livro A essência da realidade do físico David Deutsch, uma questão lhe chamou a atenção: “Será mesmo que o conhecimento tem que se tornar cada vez mais especializado? Que a única maneira de alcançarmos sucesso é sabendo cada vez mais sobre cada vez menos?”

No início da era industrial, para o crescimento de uma empresa era exigido dos profissionais um número cada vez maior de especializações para aumentar a produção de bens físicos. Com o passar dos anos e desenvolvimento de novas tecnologias, postos de trabalho foram substituídos por robôs, conforme já falamos no texto Indústria 4.0.

Alguns exemplos como, a busca por novos poços de petróleo que atualmente deixaram de utilizar o conhecimento de geólogos e passaram utilizar softwares que mapeiam dados, buscando padrões recorrentes, outro exemplo da engenharia que ao projetar novos edifícios, já desenvolvem em softwares que fazem todos os estudos de tensão, deformação de acordo com o solo e adversidades climáticas. A mais interessante é a tecnologia super inteligente desenvolvida pela IBM, chamado Watson. Chris assistiu a uma demonstração em que médicos e o programa deveriam diagnosticar seis sintomas de um paciente.

“Enquanto os médicos coçavam a cabeça e pediam uma série de exames para obter mais resultados, o Watson, em poucos segundos, leu quatro mil trabalhos de pesquisas recentes e relevantes, aplicou algoritmos de probabilidade a cada sintoma e concluiu, com 80% de certeza, que o paciente sofria de uma enfermidade rara da qual apenas um dos médicos tinha ouvido falar.”

Em suma, hoje em dia o conhecimento  especializado está com fácil acesso na palma de nossas mãos, com apenas alguns clicks conseguimos uma infinidade de informações. Então qual será o papel do ser humano? A pluralidade de conhecimentos é considerada a principal característica para essa transformação que estamos passando, promovendo inovação e criatividade.

No seu dia a dia, você utiliza conhecimento de diferentes áreas para o seu trabalho? 
“todo campo de conhecimento é diferente, porém todos estão ligados. E muitas vezes caminham juntos. Isso quer dizer que algo na maneira como você descreve seu processo de trabalho poderá provocar em mim um insight crucial ou catalisar uma nova idéia em meu cérebro. Assim se formam as idéias quando trocamos estímulos mentais.”

Portanto, fique atento aos insights e desenvolva o autoconhecimento. Uma boa dica é, invista em um processo de coaching.

Se esta dica foi útil para você, compartilhe e ajude a divulgar essa informação!

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: lideranca produtividade profissionais

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração