A gestão de projetos

O gerenciamento de projetos, atividades conhecimentos e técnicas, importantes para o alcance de resultados.

O gerenciamento de projetos é considerado uma área da administração que trabalha a partir de objetivos pré-definidos, as atividades aplicadas através dos conhecimentos, das habilidades e das técnicas, importantes para o alcance de resultados e objetivos e ainda otimizar recursos como tempo, dinheiro, pessoas e espaço. Segundo o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) esse gerenciamento é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

Para o PMI (Project Management Institute) ainda faltam no mercado pessoas qualificadas, contudo, essa área de atuação tem crescido bastante, pois fornece diversas possibilidades tanto em produtos como em serviços. A demanda do mercado pelo profissional mostra-se como um diferencial e ao mesmo tempo como um fator direcionador para atitudes de profissionais que desejam atuar no setor.

Nota se que um projeto não tem duração indeterminada, ele é composto por atividades temporárias a partir de um conjunto de ações que contemplam no escopo, por isso ele é considerado um esforço temporário elaborado progressivamente.O projeto se diferencia das operações ou processos, pois estes são contínuos, repetitivos, fortemente definidos e geram resultados padronizados. No Projeto, o início e o fim são acentuados em um período, por isso o planejamento inicial do escopo, como também dos recursos e fatores que impactarão no resultado como o prazo, o custo, a qualidade e a mobilização dos humanos e técnicos, são cuidadosamente analisados. 

A atuação do profissional gerente de projeto é necessária durante todo o ciclo de vida do projeto, mesmo que ele raramente participe diretamente das atividades, para manter o progresso otimizar os recursos, agilizar as rotinas, aumentar o potencial de entregas, e ainda para atuar nos riscos decorrentes de ameaças gerais que podem afetar o desejado, sem exceder a expectativa dos patrocinadores do projeto.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)