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A importancia da comunicação empresarial

Esta artigo ressalta sobre a importancia da comunicação empresarial, conceitua, demostra ferramentas que auxilam a comunicação nas empresas, e apresenta os tipos de comunicação.

            Sabemos comunicação empresarial tem significado uma das mais importantes estratégias das empresas. Este artigo discorre sobre uma breve descrição do se trata comunicação empresarial os meios de como iniciar as atividade e sua importância. A boa gestão desse  elemento favorece a identificação da imagem corporativa, dos sistemas de comunicação, profissionais, atividades e ações de comunicação, planejamento e gestão da comunicação institucional, lei, ética eresponsabilidades em comunicação, casos e tendências.

Então é importante que  os gestores estejamatentos ao modo de interação como os públicos que constituem a organização. Principalmente os seguintes: financeiros, mídia, órgãos governamentais, grupos de interesse, sociedade local, publico geral e interno. Sobre a conceituação da  Comunicação empresarial é conceituada temos de acordo com:

    (NASSAR,1995)   É a somatória de todas as atividades de comunicação da empresa.Elaborada de forma multidisciplinar – a partir de métodos e técnicas derelações públicas, jornalismo, lobby, propaganda, promoções, pesquisa emarketing – e direcionada à sociedade, aos formadores de opinião, aosconsumidores e colaboradores.

E portanto, para que haja uma relação de comunicação
é importante a existência de emissor, mensagem e receptor. Os  meios de se comunicar que conhecemos são os seguintes:

1.     Visuais/Escritos: Circulares,instruções e ordens escritas; Manuais, quadros de avisos, boletins, panfletos,jornais, revistas, relatórios, formulários, fax, emails.

2.     Visuais/Pictográficos: Cartazes, filmesmudos com legendas, gráficos, diplomas, certificados.

3.     Visuais/Simbólicos: Luzes, bandeiras.

4.     Auditivos/Diretos: Conversas, entrevistas, reuniões e conferências.

5.     Auditivos/Indiretos: Rádio, telefone, auto-falantes, etc.

6.     Auditivos/Simbólicos: Sirenes, apitos,buzinas e sinos

7.     Audiovisuais: Filmes, demonstrações, vídeo, videoconferência.

   Apresentado o conceito da comunicação empresarial e explanado um breve entendimento das formas de se comunicar, no que diz respeito as praticasempresariais podemos salientar ferramentas de grande apoio  para que as empresas empreendam suasatividades de comunicação, que podem ser definidas por:

* Fax;

* E-mail;

* correio de voz

*conferencias pela web:

* videoconferências;

* sites externos;

*blogs;

* sites institucionais

*redes sociais

         A partir das ferramentas citadas cabe a articulaçãodo gestor da organização, para  que as mesmas funcionem  em caráter deeficiência que resultara ganhos, sejam em relação a venda de produtos, quandodos referimos ao marketing, seja no melhoramento da cultura organizacional e no alinhamento das equipes e sobretudo na imagem da empresa.

       Os tipos de comunicação atribuíveis as empresas podem descritos como: escrita diz respeito a documentos que a empresa emite, verbal entre que ocorre entre os colaboradores e gestores, Vertical que distingue a posição hierárquica, horizontal que funciona de maneira integrativa independente de hierarquias e diagonal que se da entre
inter hierarquias.

       Diante das informações impostas podemos concluir que inicialmente que o gestor dever estar atento a tudo que infere a processos de comunicação da empresas, a comunicação se bem trabalhada ou planejada implicara sem duvida dos resultado de produtividade.

      O modo como empresa se comunica podemos atribuir a um processo de dentropara fora, ou seja precisa estar bem definido para se possa obter bons resultado.Uma boa comunicação externa resulta no fortalecimento da imagem daempresa na fidelização de clientes se encontram cada vez mais antenados no modocomo são tratados em uma organização e o redor dos mesmo existem centenas de outras organizações que podem satisfazer suas necessidades.

 REFERÊNCIAS  

 CARDOSO, Ana Tázia Patricio de Melo. Comunicaçãoempresarial / Ana Tázia. – Natal: EdUnP, 2010. 104p. : il. ; 20 X 28 cm

 NASSAR, Paulo. Tudo é comunicação. São Paulo: Lazuli, 2006

 

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