A Importância da Logística Reversa e o reaproveitamento de materiais

A Importância da Logística Reversa e o reaproveitamento de materiais
A Logística reversa, é o conjunto de ações, procedimentos e meios que visam o retorno de materiais que já foram utilizados no processo produtivo, procurando sempre reaproveitar os materiais e fazer o seu devido descarte.
A logística reversa entrou em vigor em 2014 de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Estudos dizem que ela, só passou a ser realmente usada em 2015. Porém sempre tivemos algumas empresas que se preocupam com a saúde ambiental. As empresas buscam usar esse processo, porque além de ser um movimento sustentável e de benefício ao planeta, vai possibilitar a reutilização de alguns materiais, e assim a empresa consegue lucro. A PNRS contém muitos instrumentos importantes para o avanço o país, buscando sempre enfrentar os principais problemas ambientais.
Juntamente com a PNRS o IBAMA possui um papel importante pois ele trabalha para ajudar a cumprir muitas obrigações tais como; controlar e fiscalizar o acordo e termos de compromisso da logística reversa e atuar na proibição das importações de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, entre outros.
A PNRS procura sempre criar metas importantes que irão contribuir para eliminação dos lixões e institui muitos instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microrregional, intermunicipal e metropolitano, além de impor que os particulares, elaborem seus planos de gerenciamento de resíduos sólidos.
Alguns mercados seguem a lei da logística reversa, pois produzem materiais que são prejudiciais tais como; pilhas e baterias, embalagens e resíduos agrotóxicos, lâmpadas fluorescentes, de mercúrio, a vapor, de sódio. As vezes encontramos esses materiais nas margens das estradas, rios, etc. Podemos observar com isso, que temos algumas empresas que falham com sua logística reversa, mesmo existindo uma lei para isso.
Para que elas não falhem é necessário também que o consumidor devolva os produtos que não serão mais utilizados em locais específicos, e os comerciantes instalarem mais locais específicos de coleta, facilitando assim para as indústrias de reciclagem.
Uma empresa que consegue aplicar a logística reversa de uma maneira lucrativa, consegue alcançar a sustentabilidade e economia ambiental da empresa. As indústrias que contribuem com a logística reversa são: Nestlé, Natura, Philips, Bombril, entre outras.

Ana Júlia Ferreira Técnica em Logística
Anajuliacandida2016@gmail.com

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)