A importância de um líder dentro da organização

Hoje no cenário mundial de competitividade entre as empresas e ganho de mercado, a organização que pensa no sucesso, precisa ser flexível, uma organização orgânica precisa de um líder eficiente e eficaz.

Um chefe visa os lucros e resultados de uma organização, tende-se ser rígido e autoritário, comandam pessoas e resolve problemas que foi dito por indivíduos.

Um líder, visa uma a “saúde” organizacional, não focado apenas em lucros e/ou resultados. Ele busca sempre a motivação de seus colaboradores, buscando ser exemplo de trabalho e carreira, alcançando realizações, desempenho individual e profissional, procura sempre qual o melhor caminho ser traçado para a obtenção dos objetivos e metas propostos pela empresa.

A importância de um líder dentro da organização

De acordo com Leonardo de Campos, diretor da Simbiose, o líder deve alinhar os objetivos da sua equipe e conhecer um pouco sobre cada um de seus subordinados para que o resultado final seja concretizado com sucesso e atenda as necessidades da organização. “Eu comparo o papel de um líder ao de um maestro regendo sua orquestra. Ele precisa conhecer seus músicos, o virtuosismo e o potencial de cada um, precisa dar o tom, coordenar e sincronizar todos os instrumentos, motivar e inspirar os músicos para darem o melhor de si e trabalharem em equipe para conquistar o melhor resultado possível: uma linda sinfonia”, explica.

O líder deve ser um exemplo no seu esforço, na dedicação, nas tarefas e saber resolver problemas. No dia a dia os funcionários, terão a “mente aberta” e terão a capacidade de analisar as atitudes do líder e se espelhar nele.

Rodrigo Oliveira, analista de treinamento & desenvolvimento da TMKT, acredita que a contribuição do líder é fundamental para a disseminação dos valores da empresa e isso faz com que as pessoas entendam a melhor forma de desenvolver suas atividades e apresentar resultados. “O que a empresa tem como missão, visão e valor devem ser representados pelo líder e, consequentemente, isso deve refletir na equipe. A partir do momento que todos adquirem conhecimento sobre os objetivos da empresa e o líder abre esse espaço, ele consegue que as pessoas entendam qual o papel de cada um dentro da organização, tornando o trabalho mais valorizado e prazeroso. Então, resumindo, o papel do líder é saber, através das suas ações, contribuir para a disseminação dessa cultura”, define.

Caso, a organização consiste em uma má liderança, a empresa tende a ter uma maior rotatividade, fracasso de profissionais, desanimo e até o fracasso da organização.

Hoje no cenário mundial de competitividade entre as empresas e ganho de mercado, a organização que pensa no sucesso, precisa ser flexível, uma organização orgânica precisa de um líder eficiente e eficaz.

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração