A "prostituição" do curso de administração

As pessoas estão sendo atraídas com o custo, facilidades de estágios, do que propriamente dito, as disciplinas que irão cursar, a qualidade da faculdade, e se principalmente se identificam com o curso.

De acordo com o INEP , o curso de administração é o curso com maior curso do Brasil em número de ingressantes, ficando atrás apenas do curso de direito,se você já esse dado impressionante, não é só por aí, o curso de administração é o curso com mais concluintes , ficando na frente de pedagogia e direito. É inquestionável que o curso de administração vai estar  na lista de todo estudante do ensino médio, ou melhor de uma grande parte. Quem nunca ouviu aquele ditado, “ só faz administração quem não tem outra opção” , “ tá indeciso ? faz administração “, recentemente eu ouvir um dizendo , “ foi o que sobrou “. Isso parece engraçado , mas dói aos amantes e apaixonados por administração.

Administração é muito mais que gerir uma empresa, é muito mais que ficar atrás de uma tela computador, que conseguir um estágio fácil ou passar em um concurso público. ela estar presente em tudo ao nosso redor, até na vida pessoal . Mas como ciência, qual a qualidade que estão formando os futuros administradores ?, será que estão satisfeitos em suas profissões e cursos? . De acordo com pesquisa 51% dos profissionais estão frustados com suas profissões, vou até ser sensacionalista, mas 50% desses profissionais estão na área administrativa.

De uns anos pra cá vem aumentando a oferta de cursos superiores, várias pessoas das mais diversas classes sociais estão tendo acesso ao ensino superior , seja ele no meio público ou privado , a cada esquina há uma propaganda, “ Curso de administração com encaminhamento para diversas empresas”, ou aquele famoso desconto na pós, ai  estar o grande problema, as pessoas procuram a faculdade, claro para se profissionalizar, mas também para serem inseridas no mercado de trabalho cada vez mais competitivo , e qual o primeiro passo para os indecisos, GOOGLE, pesquisam, quais profissões com mais oferta de trabalho, ou a área com mais facilidade para estágios ?, você já responde tenho certeza, pois é meus amigos, administração, o carro forte do curso de administração, não é mais forma profissionais para gerir, liderar grandes empresas, ou até criarem, mas sim o grande carro forte, é a facilidade para estágios e empregos. As pessoas estão sendo atraídas com o custo, facilidade de estágio, do que propriamente dito, as disciplinas que irão cursar, a qualidade da faculdade, e se principalmente se identificam com o curso. Já viu aquele famoso exemplo, começa em medicina, vai pra psicologia, depois enfermagem, e acaba em administração, são culpados ?, não, são vítimas de um sistema que ainda não trata a questão do ensino superior com seriedade, com uma base fundamental e médio forte, identificar nos jovens suas habilidades, sem aqueles famosos e chatos testes vocacionais, que acabam em administração ou direito

É de suma importância, agirmos logo para que esse problema não se agrave, daqui há alguns anos, vamos ter milhares de pessoas formadas em administração, sem saberem aplicar os  5s, ou até sem saber liderar e tomar decisões em uma empresa. Ou fechamos os “bordéis” ou teremos a expansão do vírus , profissionais insatisfeitos,e sem qualidade, o resultado será mais empresas fechadas e mais desemprego.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administracao faculdade vestibular

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração