Mais comentada

Artigo/Texto sobre o livro "Melhor Que Você Mesmo"

Visão geral do livro "Melhor que Você Mesmo", de Steve Farber.

     O autor do livro, Steve Farber, traz em sua obra uma história fictícia com o intuito de ilustrar os princípios de sua técnica elaborada, homônima ao livro, chamada “Melhor que Você Mesmo”, à qual é referida simplificadamente de MQVM. O principal fundamento do conceito é o estímulo, não somente do crescimento pessoal, mas principalmente da disseminação do conhecimento através da escolha de alguma pessoa em quem se acredita ter potencial para fazê-la obter um sucesso profissional e pessoal acima do seu próprio.

     Para que seja possível colocar um projeto MQVM em prática, resumidamente, são necessários três princípios, que devem ser trabalhados necessariamente na ordem a seguir:

     1. Expandir-se: Quando se deseja promover o desenvolvimento de alguém, segundo o autor, obviamente é necessário que se tenha algo a oferecer. Expandir-se é colocado no sentido do desenvolvimento pessoal, como primeiro passo do projeto, engrandecendo-se de conhecimento técnico e de experiências profissionais, aprendendo com os erros e acertos ao longo da carreira, permitindo-se tornar um bom orientador ao seu projeto MQVM.
     2. Doar-se: Em seguida, ao autor nos traz o princípio da “doação”, ao qual diz ser baseado na humildade e no amor, virtudes que considera essenciais ao sucesso do projeto. Esta doação tem sentido amplo, englobando tempo, experiência, conhecimento, e tudo o que possa agregar valor ao pupilo, sendo tudo de forma altruísta, ao que para o mentor, o grande benefício é a satisfação pessoal.
     3. Replicar-se: O último principio trazido por Steve Farber possui a intenção da continuidade do conceito, a grosso modo, fazendo com que o pupilo, ao atingir o sucesso desejado, se torne posteriormente mestre, ou seja, inicie o seu próprio projeto MQVM e dissemine o conceito.

     Em suma, o conceito é fundamentado na ideia de que o sucesso é mais facilmente alcançado utilizando-se de atitudes baseadas na disseminação das experiências e do conhecimento, ao passo que isso faz desenvolver os novos entrantes e traz, em contrapartida, a realização pessoal ou o sentimento de “missão cumprida” à sociedade pelos mais experientes, conforme exposto pelo autor.

Referência: Melhor que Você Mesmo
Farber, Steve
Academia de Inteligência/ 174 páginas

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administração motivacao MQVM Sugestão de Leitura

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração