Mais comentada

Como preparar seminários acadêmicos

"Um excelente nível de comunicação atualmente pode ser o responsável para uma sonhada recolocação ou ascensão profissional."

Olá caros leitores, tudo bem?

Hoje eu resolvi trazer um tema bastante interessante, que eu particularmente gosto bastante, que é: como preparar seminários acadêmicos. Ao longo da minha carreira acadêmica por diversas vezes eu tive que realizar apresentações sobre diversos temas. Durante essa jornada aprendi diversas técnicas que com certeza irão te auxiliar a preparar e apresentar de maneira mais eficaz esses seminários.

Fazer apresentações em público ainda é algo que causa bastante medo em muita gente, inclusive sintomas físicos afetam seriamente tais pessoas, como: taquicardia, suor, tremor, enjoo e muitos outros. Mas fiquem tranquilos isso tudo é normal. Até hoje antes de estar na frente do meu público quando tenho que fazer apresentações, ainda sinto um frio enorme na barriga e as vezes suor excessivo. Mas isso nunca me impediu de realizar um excelente trabalho e entregar ao meu público o que eu planejei. Percebi que o medo muitas vezes não é perdido, mas é possível controla-lo.

Quem cursa ensino superior hoje, sabe que é quase obrigatório que façamos seminários acadêmicos, são apresentações com diversos temas durante todo o curso, em que temos que ficar perante a turma e explanar o conteúdo abordado. Pois bem... Muitos são os estudantes hoje que acham que o seminário não é tão importante quanto a prova final, e por tal motivo, muitas vezes não se esforçam tanto para entregar uma boa apresentação. Pensando que é um simples trabalho para complementar a nota. Porém posso afirmar que estão enganados, eu sempre considerei os seminários com um treinamento para o mercado de trabalho, principalmente para quem faz administração de empresas, mas independente do curso, será algo sempre importante, e vou explicar o porquê.

Estamos diariamente vendendo a nossa imagem para as pessoas, e isso envolve a comunicação. O seminário quando bem aproveitado é uma peça chave para melhoria dessa habilidade tão importante para o mercado de trabalho. Os processos seletivos que fazemos em busca de um novo emprego é um exemplo prático disso. Através da comunicação recrutadores são capazes de definir quem você é, e se as informações apresentadas no currículo são verdadeiras. No mercado de trabalho para vendermos produtos para os clientes, fecharmos contratos com investidores, vender uma ideia para acionistas e muitas outras coisas, comunicar-se bem é imprescindível. Apresentada a importância dos seminários nesse requisito, darei algumas dicas que me ajudaram bastante a melhorar em termos de apresentação e oratória. São elas:

Planejamento é essencial – Quando geralmente temos um seminário a apresentar, o orientador responsável nos entrega o tema a ser apresentado ou um projeto. É de extrema importância que todo o processo seja posto no papel, planejado, analisado e acompanhado. Por exemplo: Ao receber um tema sobre liderança para apresentar. Todos da equipe podem e devem pesquisar tudo o que tiver sobre o tema, e então definir quais assuntos são mais relevantes para apresentar, bem como definir quem ficará com qual parte, o tempo que terão disponível, que recursos precisarão, quais os prazos para que esteja tudo pronto, entre outras tarefas. Ao planejar o processo torna-se mais fácil e com certeza a apresentação ocorrerá com maior sucesso.

Definam um líder – Acredito que a liderança tem um papel fundamental em todo seminário acadêmico, não uma pessoa que só quer mandar os outros fazerem tudo, até porque isso não é ser líder. Mas alguém responsável por cobrar material, relatórios, metas, motivar a equipe, delegar as funções, acompanhar os resultados, marcar reuniões, guardar informações com o e-mail de todos da equipe, conferir o material, entre outros. Ou seja, fazer essa gestão do processo no geral. Se for um bom líder ele vai dá todo o apoio que a equipe precisa para que se saiam bem nos seminários.

Chegar mais cedo e conferir os recursos – Isso é muito essencial, caso a equipe pretenda utilizar recursos digitais, que geralmente acontece, como o uso de um projetor para slides, computador e vídeos para a apresentação. Deve ser checado se o material não possui nenhuma falha, se o áudio funciona, ou internet tem rede ativa, a imagem do projetor e o que for necessário para que não ocorra atrasos nas apresentações.

Treinar – Geralmente algum dia antes dos seminários eu costumo reunir minha equipe para treinarmos, ou até mesmo o dia da apresentação chegando mais cedo é possível fazer esse treinamento. Repassar o assunto no geral, postura, sequência da apresentação, tudo isso contribui bastante para o desenvolvimento da equipe.

Trabalhar em equipe – Um trabalho por mais complexo que seja, com uma boa liderança e uma equipe engajada tende a dá certo. É importante que todos estejam dispostos a dar o melhor de si para fazer acontecer uma grande apresentação, definir metas individuais para que entregue tudo o que lhe for solicitado, não deixar nada para última hora, saber expor opiniões com clareza e educação e saber que todos somos parte de um time, e para fazer o gol a bola irá passar por todos. Então comprometa-se com sua equipe e deem o seu melhor.

Basicamente são essas as dicas que hoje deixo para vocês amigos, quando você e sua equipe utilizarem essas dicas tenho certeza que farão uma apresentação bem-sucedida. São pontos que observei e utilizo até hoje quando tenho seminários, que nos fizeram sempre ficar entre os melhores ou até mesmo sermos os melhores. O que eu quero dizer é que são os melhores que o mercado de trabalho busca, e que a comunicação quando bem trabalhada abrirá muitas portas para o sucesso. Nunca tente crescer passando por cima dos outros, cresça junto com eles. Compartilhar conhecimento é essencial e é isso que estou fazendo agora para vocês. Um grande abraço a todos, sucesso e até o próximo.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)