Estado e inovação

Como o Estado influencia a inovação

No artigo “ Desenvolvimento Econômico e o Empresário” , Luiz Carlos Bresser Pereira explicita o desenvolvimento econômico e qual o papel do acúmulo de capital e inovação nele, bem como a importância do empresário no processo. O autor explica alguns fatos que cercam este tema, como o papel do Estado na inovação.

O autor mostra que desenvolvimento econômico é um processo e que muitas vezes renda alta não significa que há desenvolvimento, como por exemplo países exportadores de insumos, como o Brasil. Nestes países há uma alternância de renda, dependendo do período e as situações que o cercam. Porém, se esta renda extra for investida em inovação, se gera desenvolvimento.

A reorganização dos fatores de produção leva a mudanças de paradigmas na sociedade, fato que se pode constatar como as grandes inovações tecnológicas geram também um novo padrão de pensamento no mundo. Um dos exemplos é a invenção da máquina a vapor, que gerou a revolução industrial.

O desenvolvimento econômico é feito do acumulo de capital e inovação, consequentemente transformando um fator chave para o futuro do país, que precisa se esforçar para criar ações e oportunidades para florescer a inovação. Apoiar a atividade empresarial, se torna atividade essencial do Estado.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Estado inovação