Ética pessoal e organizacional um caminho certo para o sucesso.

A ética é de muita importância para se tornar um profissional capacitado, e as organizações estão escolhendo muito bem seus funcionários, por isso devemos agir com ética dentro da sociedade. As organizações também devem agir de forma correta, um dos deveres é trabalhar a logística reversa para que seu material seja descartado de forma correta.

Ética pessoal e organizacional um caminho certo para o sucesso.

    Agir de forma correta é fundamental para se ter uma carreira de sucesso respeitada e longa dentro do ambiente de trabalho. Ser ético é ajudar o próximo e fazer somente o bem, cumprindo os valores que a sociedade estabelece. A ética profissional visa o relacionamento do indivíduo com os outros profissionais, com os clientes e com a sociedade, cumprindo as atividades de sua profissão com dignidade.

    Os trabalhadores devem seguir alguns conceitos da ética: ser humilde; agir de acordo com os seus princípios; ser flexível; assumir suas decisões; ser honesto em qualquer situação; saber ouvir; entre outros. Resumindo, agir de forma correta, respeitando os valores da organização e da sociedade.

    A empresa procura sempre pelos funcionários éticos, pois seus resultados dependem da postura de cada um que faz parte dela. Porém, a grande dificuldade é encontrar esses funcionários com mão de obra capacitada.
No atual cenário competitivo, as organizações sabem que não deve visar somente o lucro, mas também buscar a sustentabilidade, atendendo os interesses ambientais e sociais.

    As organizações que querem ser sustentáveis devem seguir um caminho adotando a reutilização, redução e reciclagem.
A partir dessas premissas surgiu os conceitos de Logística Reversa. Esse estágio da logística constitui um misto de ética organizacional, obrigações legais e responsabilidade. A logística reversa prevê que os fabricantes ou distribuidores recolham suas embalagens, produtos agrotóxicos, pneus, óleos lubrificantes, produtos eletroeletrônicos e tudo que pode ser considerado descarte pelos consumidores, porém merecem um descarte correto.

    Diversas organizações criam campanhas para envolver o maior número de pessoas nesse processo, a fim de obter melhores resultados na logística reversa. Muitas empresas que adotam essa iniciativa possuem mais apreço da comunidade em geral. Assim, em tempos em que a ética se tornou um diferencial competitivo, vale repensar suas atitudes e as ações de sua organização.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: Ética Sociedade sucesso