Mais comentada

Funções administrativas: direção

A direção é a terceira função administrativa. O papel dela é acionar e dinamizar a empresa. Está totalmente voltada às ações com pessoas dentro da organização.

A direção é a terceira função administrativa. O papel dela é acionar e dinamizar a empresa. Está totalmente voltada às ações com pessoas dentro da organização.


Quando nos referimos a alguém que direciona uma equipe, estamos falando de como as atividades das pessoas são estruturadas para se alcançar os objetivos.
Direção pode ser realizada em todos os níveis organizacionais. Os diretores dirigem os gestores, que dirigem os supervisores e executores.


Em muitas organizações infelizmente ainda não temos este papel bem claro. Se pensarmos em alguém que aciona e motiva a equipe, que contribui com o crescimento, indicando o caminho e ajustando as atividades de acordo com os objetivos, pensamos logo no papel do líder.


Mas onde não se tem desenhado exatamente o que se quer atingir – e principalmente QUEM será o responsável por conduzir a equipe, os objetivos geralmente não são alcançados. Ainda existem muitos dirigentes autocratas, que impõem as atividades e conseguem atingir as metas pressionando e causando medo nos colaboradores.


A função de dirigir dentro de um processo administrativo faz referência a maneira com que eu organizo os esforços para um propósito comum, comunicando, liderando e motivando toda a equipe.


Temos 3 níveis de organização:


Direção no nível global: abrange a empresa em sua totalidade e corresponde ao nível estratégico;


Direção no nível departamental: abrange a gerência e departamentos e corresponde ao nível tático;


Direção ao nível operacional: abrange um grupo de pessoas ou tarefas e corresponde ao nível operacional (nível de base do organograma);


Devemos lembrar sempre se estivermos em posição de direção, que é necessário muita humildade e empatia, pois lidamos o tempo todo com seres humanos, que são passíveis de erros e estão em aprendizado constante.

Ref. Idalberto Chiavenato

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: direção funções administrativas