Habilidades e competências de um gestor de projetos

Qualificações e alinhamento necessários à moderna gestão de projetos.

O gestor de projetos deve possuir um conjunto de habilidades e de competências necessárias para alcançar os resultados esperados pelos stakeholders diretos e indiretos. Sendo que, por habilidade defini-se a capacidade técnica de um profissional desenvolver suas atividades de modo eficiente, eficaz e efetivo, e, neste caso, estando diretamente relacionada à gestão de projetos.

Por competência, o conceito é bem mais abrangente, pois envolve não somente às habilidades profissionais, mas sobretudo seu conhecimento, atitudes e experiências - know-how, o que permite sua aplicação em diferentes áreas. De acordo com Espinha (2014), as competências e as habilidades essenciais de um gestor de projetos são:

(1)alocação de recursos: capacidade de racionalizar, gerir e distribuir os recursos escassos, considerando as necessidades organizacionais, as dinâmicas competitivas, custos de oportunidade e demais restrições. Isso inclui a capacidade de priorizar e controlar os recursos financeiros, materiais e humanos, além de saber montar e gerenciar diversas equipes e frentes de trabalho;

(2)disciplina: capacidade fundamental de gerir adequadamente as restrições de cada empreendimento, como escopo, cronograma, custo e qualidade. Exige alto nível de concentração nos objetivos específicos do projeto para que o planejamento possa se concretizar;

(3)visão holística: competência intrínseca aos profissionais que consideram o todo ao invés das fragmentações. Busca-se a execução alinhada aos objetivos, ao planejamento, a motivação da equipe e ao atendimento de todas as partes interessadas;

(4)comunicação: tomam cerca de 90% do tempo de um gestor de projetos. Por isso, essa é uma competência fundamental para que possam deixar claros os objetivos e as prioridades do empreendimento, além da necessidade de dispor de uma inteligência emocional apurada para ouvir e interpretar todos os profissionais envolvidos no projeto; e,

(5)liderança: outra competência fundamental, sendo o principal papel que um gestor de projetos deve exercer. Diz respeito à capacidade de inspirar respeito e confiança nos membros de equipe para que eles se sintam motivados a completar todas as tarefas necessárias para o sucesso do empreendimento.

Por que deve existir uma interface entre o departamento de marketing e o departamento de projetos?

Por que o marketing é um processo de criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que agregam algum valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Ainda, o marketing é uma série de estratégias, técnicas e práticas que têm como objetivo principal a adição de valor à determinada marca, bem, empresa.

Por outro lado, a gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, de habilidades e de técnicas para a execução de projetos de forma eficiente, eficaz e efetiva. Trata-se de uma competência estratégica direcionada às organizações, permitindo o alinhamento dos objetivos do projeto aos do negócio, melhorando o nível competitivo da empresa em seus respectivos mercados de atuação.

Portanto, a importância da interface entre o marketing e a gestão de projetos reside no fato de se haver a integração entre as diversas áreas que compõem o projeto, estabelecendo a coordenação necessária entre todos os elementos desse processo. Esse processo de integração perpassa o planejamento global do projeto, exigindo o acompanhamento, a execução e o controle alinhados para a adequada gestão de mudanças necessárias durante as fases processuais do empreendimento.

Referências:

ESPINHA, Roberto Gil. (2014). Quais são as competências e habilidades essenciais em um gestor de projetos? Disponível em: <https://pmisp.org.br/gp-na-midia/2020-quais-sao-as-competencias-e-habilidades-essenciais-em-um-gestor-de-projetos>. Acesso em: 25/02/2019.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: administração competências gestão gestor habilidades projetos