Mais comentada

Habilidades necessárias para um coordenador de equipe

O texto traz algumas dicas para formação do perfil de um coordenador de equipes.

Na entrevista em busca de uma possível contratação, é função do profissional de recursos humanos avaliar o candidato em comparação com uma lista de principais habilidades e características pessoais que são necessárias para o trabalho a ser realizado. Mesmo dentro de uma empresa, há vários cargos que você pode procurar se desenvolver atendendo aos quesitos exigidos. Dentre eles, os cargos de coordenação exigem conhecimentos e habilidades por parte do profissional, os quais podemos descrever facilmente nos tópicos abaixo:

Organização
O coordenador precisa de uma abordagem ordenada. Arquivos organizados, fortes habilidades de gerenciamento de tempo e eficiência pessoal são a chave para a função.

Multitarefa
Prioridades e necessidades empresariais se movem e mudam rapidamente e é necessário ser capaz de atender a estas demandas simultaneamente. Você precisa ser capaz de lidar com todos e tudo ao mesmo tempo.

Discrição e ética empresarial
É preciso ser capaz de colocar as coisas nos trilhos quando não estão, para manter a empresa no caminho certo. Não é uma responsabilidade fácil. Sempre será necessário lidar de forma adequada, e nunca divulgar a qualquer pessoa não autorizada, informações confidenciais sobre qualquer um na organização.

Foco duplo
Coordenadores precisam considerar as necessidades dos empregados e administradores. Há momentos em que você deve tomar decisões para proteger os colaboradores, e outras vezes quando você proteger a organização, a sua cultura e valores.

Confiança com os colaboradores
Os colaboradores esperam que coordenadores defendam seus interesses, mas também é necessário reforçar as políticas de topo que administração quer colocar em prática. O coordenador que pode colocar estas duas forças em equilíbrio ganha a confiança de todos os envolvidos e maior eficiência na execução de tarefas por sua equipe.

Imparcialidade
Os Coordenadores devem demonstrar imparcialidade. Isso significa que a comunicação deve ser clara, que as vozes das pessoas são ouvidas, que as regras e políticas são seguidas, e que a privacidade e respeito é mantida, levando em consideração apenas os aspectos profissionais do que é feito.

Dedicação para melhoria contínua
Coordenadores precisam ajudar seus colaboradores a executarem certas tarefas exigidas para suas funções. O objetivo é a melhoria contínua e inovação, bem como remediação. Aprender estas e outras habilidades e principalmente dominá-las são essenciais para poder repassá-las aos colaboradores e com isso aumentar a eficiência da equipe.

Trabalho em equipe
Primeiramente as empresas foram organizadas em hierarquias de trabalhadores liderados pelos supervisores. Hoje, a equipe é quem manda. Coordenadores devem entender a dinâmica da equipe e, consequentemente, encontrar maneiras de trazer personalidades a fazer o trabalho chegar ao resultado final com a melhor qualidade.

Concluindo
Diante das habilidades citadas, fica claro quais características o profissional que deseja ser um coordenador necessita desenvolver. No geral, as habilidades podem levar em conta a estratégia de negócio da organização onde se deseja trabalhar. O coordenador é um ser humano dinâmico e deve se adaptar ao ambiente onde ele está inserido. Ele é quem começa a ter uma visão global da empresa, tornando capaz de assumir cargos de maiores relevâncias na empresa. A partir deste conhecimento é que o coordenador poderá exercer bem sua função e assim, se empenhar para a construção de uma empresa mais forte no mercado que é cada vez mais competitivo.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração