Mais comentada

Logística Internacional e seus desafios

O presente artigo está dividido em quatro parágrafos,o primeiro aborda o conceito de logística internacional,no segundo e no terceiro são apresentados os maiores desafios encontrados nesta área,e no quarto paragrafo finaliza apresentando soluções para tais desafios.

Logística internacional e seus desafios

      A crescente ascensão da globalização fez aumentar as relações comerciais entre os mais diferentes países, promovendo diversos benefícios mútuos. A logística internacional tem um papel importante para estreitar essas relações e facilitar as transações de produtos e serviços. Entretanto, assim como em outros setores, é comum encontramos diversos desafios, sejam eles internos ou externos.

     Os desafios internos estão relacionados em sua maioria com o transporte rodoviário, uma vez que esse modal é o mais Utilizado em nosso país. Ainda podemos citar: estradas com infraestrutura deficitária, ou mesmo sem estrutura, roubo de cargas, altos custos por kilometro rodado, entre outros. Outro desafio alarmante é a deficitária infraestrutura portuária e o excesso de burocracia referente á exportação.

      Já os desafios externos envolvem principalmente as regras e procedimentos para a logística internacional, a avaliação dos custos de deslocamento, dos riscos, a adequação do tipo de transporte utilizado e as consequências deste, no valor e qualidade dos produtos ou serviços, nos prazos de entrega e no cumprimento de todos os acordos previstos na negociação.

     Dado o exposto, verifica-se um enorme hiato entre o desejo de exportar e a efetiva exportação. O Brasil possui um enorme potencial para estar no comercio internacional por tanto, torna-se necessário promover um diálogo franco e objetivo entre todos os interessados neste setor para potencializar ainda mais nossa exportação. Além disso, é necessário promover estudos, análises e ações para fortalecer tanto os interessados em importar ou exportar, como suas equipes, para que todos possam aproveitar as oportunidades do setor.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)