Mais comentada

O empreendedorismo na área de Logística

O presente artigo relata a importância do empreendedorismo dentro de uma empresa criado pelo setor logístico, visando maior lucratividade e mais economia

Robson Alves,

   Realizar empreendedorismo na logística se tornou essencial e indispensável,  nos meios econômicos e sociais, trabalhar de forma mais simples e mais econômica propicia fortes avanços nas questões administrativas, novos controles, novas parcerias, o fornecedor deixa de ser inimigo para ser parceiro.

   Deixando de ser uma simples ferramenta de controle de transportes, fretes e tempo de entrega, a logística começa a ser um meio de redução de custos, aprimoramento e fator decisivo na competitividade operacional de atendimento ao cliente. Portanto, Logística do Empreendedor é mais do que resultados, é uma nova forma de analisar resultados, valorizar o cliente, ser competitivo continuadamente, inovando a cada oportunidade.

  Fazer mais com menos e com qualidade, buscar soluções inovadoras,  é o que se espera de um bom empreendimento tornando-se pertinente aos princípios da logística. Cabe aos empresários  considerando este novo conceito implantar e melhorar a área da logística existente em sua empresa, sendo ela de grande ou pequeno porte.

   O empresário deve sempre buscar novas informações, a respeito de seu empreendimento, como princípio básico do conhecimento e competência, a informação é a alavanca de se conseguir um grande  negócio.

   A desinformação pode levar o empresário à situações indesejadas, como: visão errônea de mercado, subestimar a concorrência, perder o foco do cliente e várias outras competências. A questão logística, interna ou externa, integrada ou não, deve ser perseguida, empresários, empreendedores ou não, podem encontrar nela o grande diferencial que o levará ao topo de seus objetivos.

   Com um mínimo de planejamento e metas atingíveis, é possível tornar uma organização sadia e sustentável, a logística pode ser a diferença nas reduções de custos, tornando o empreendimento competitivo e assim respondendo as exigências desse novo mercado globalizado.

  A função da logística é criar busca a cooperação entre todos  os processos da empresa, evitando ao máximo o desperdício, o que representa ganhos financeiros maiores e mais lucrativos.

  A cadeia de suprimentos está em constante mudança ligadas a  transportes, estoques, custos, etc.  Quando você administra a logística, tem de pensar em processos flexíveis, que possam absorver essas alterações porque o  mercado esta em constante mudança, as preferências dos clientes mudam e os produtos também.

  É muito importante manter uma boa qualidade de serviços prestados no setor logístico porque ele é responsável por realizar  o planejamento, em prover recursos, controlar o fluxo de mercadorias, equipamentos e informações, a administração, a economia, a contabilidade, a estatística e o marketing, envolvendo diversos recursos da engenharia, tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.

   Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde ela administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, ou seja onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.

  Deste modo é essencial que se faça um bom empreendimento no setor logístico, pois ele é um dos grandes responsáveis por manter e realizar um serviço que visa beneficiar as empresas e seus clientes.

REFÊRENCIA BIBLIOGRAFICA:

COELHO, Leandro Callegari. Administração e empreendedorismo.  Artigo de empreendedorismo na logística, 14 de julho de 2010. Disponível em: http://www.logisticadescomplicada.com/palestra-administracao-e-empreendedorismo/: Acesso em 11/04/2013.

REZENDE, Jeferson. Logística + empreendedorismo.  Artigo de logística e empreendedorismo, 03 de janeiro de 2013. Disponível em: http://www.diariodeguarapuava.com.br/noticias/opiniao/28,12986,03,01,artigo:-logistica-+-empreendedorismo.shtml:  Acesso em: 11/04/2013.


Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Shopping