O marketing como estratégias de promoção do produto turístico

O presente artigo aborda as características de um marketing bem estruturado para a promoção de um produto turístico.

O Marketing como Estratégias de Promoção do Produto Turístico.

O que devemos considerar como produto turístico? “O produto turístico é compreendido como o resultado entre os recursos naturais e culturais e os serviços disponibilizados por uma localidade, com o intuito de despertar o interesse de um número de pessoas dispostas a consumir o produto oferecido com suas singularidades. O produto turístico é produzido e consumido em um mesmo local, sendo o consumidor o elemento que realiza o deslocamento em direção do objeto de consumo, o que acaba por reafirmar a teoria do sistema apresentada por Beni (2001). “

Um produto turístico pode se tornar viável ou não através dos olhos de seus turistas. Isso dependerá das estratégias de marketing que serão utilizadas por seus administradores. Contudo estas devem ser bem empregadas analisando o público alvo, suas preferências e anseios, e a partir daí elaborar estratégias para que esse público específico seja alcançado. Ainda assim, vários fatores devem ser levados em consideração: O que a localidade tem a oferecer, as condições dos equipamentos de apoio, infraestrutura local, entre outros.

Com a crescente evolução das tecnologias, os turistas estão cada vez mais exigentes. O básico não os atrai mais. O que ontem era novidade, hoje já está no passado. Seguindo esta linha de pensamento vemos que, para alcançar nosso turista e entregar uma gama maior de satisfação, será necessário utilizar de um marketing mais direcionado, promovendo o produto turístico diretamente para o público específico ao qual ele pertence, direcionando suas estratégias e seus planos. E trabalhando através de estratégias de Marketing Turístico Digital - que nada mais é do que estar presente nas mídias digitais - pois estar presente nas mídias digitais é imprescindível, maior será o alcance de seus produtos, combinado com o Marketing de conteúdo através de outbound. Investir em conteúdo para seu público, seja por meio de um blog, ou um de maneira impressa, ainda é uma das melhores maneiras de ganhar interesse do seu público, conquistando assim novos clientes e obtendo fidelidade àqueles já existentes. É importante lembrar que, como qualquer estratégia, o marketing de conteúdo também precisa de planejamento para que funcione.

Contudo, ainda pode-se acrescentar mais outras duas estratégias de marketing. O relacionamento com o seu turista precisa ser impecável! De nada adianta vender um produto turístico se a qualidade do atendimento do mesmo não for de qualidade. Pois desta forma não haveria fidelização dos turistas, não existiria um desejo de retornarem ao local. As estratégias antes bem planejadas não funcionariam. Em seguida, o Marketing Sensorial, visando oferecer ao turista uma experiência única relacionada à sua marca, explorando os sentidos. O consumidor ao interagir com um produto/serviço terá uma nova percepção de sua empresa. A maior vantagem do marketing de experiência (também conhecido como marketing sensorial) é o vínculo que é criado entre o público e marca, e não somente a divulgação do produto. Portanto conclui-se que para promover um produto turístico deve-se ir além de sua estrutura física, natural ou cultural. Criar estratégias e planos de marketing são necessários, pois através deles é possível ter um alcance maior, atraindo e fidelizando cada vez mais turistas, promovendo seu produto turístico e gerando desenvolvimento e renda para a localidade.

 

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Tags: Estrategias de Marketing marketing digital Produto Turístico Turismo