Mais comentada

O papel da gestão de pessoas em tempos de crise

Analisando alguns desafios e oportunidades para a Gestão de Pessoas, perante acontecimentos no país.

No Brasil, o que se ouve e lê com frequência nos últimos anos, são: “Crise Econômica” e “Mercado Instável”, diante do exposto, empresas vêm buscando adaptarem-se ao mercado cada vez mais volátil, insegurança quanto a investimentos, governo instável, alta taxa de desemprego e graves escândalos envolvendo grandes empresas, políticos e governo. 

Diante esse cenário, toda e qualquer Organização precisa se atentar ao que acontece fora dela e aos seus próprios desafios, para isso, exigindo estratégias internas que garantem o envolvimento de todas as áreas, para alcançar seus objetivos.

Quando se fala em Organizações não há como separá-la das pessoas, já que empresas são constituídas de pessoas e seus talentos, por esse motivo, a Gestão de Pessoas é desafiada cada vez mais, a trabalhar de forma sinérgica entre as áreas, com estratégias inovadoras e buscando o melhor do indivíduo, deste a diretoria ao chão de fábrica.

Naturalmente novos desafios irão exigir a busca por técnicas inovadoras, também que se “pense fora da caixa” como, por exemplo, busca por conhecimentos em: mercado de atuação da empresa, produtos e/ou serviços oferecidos, expectativas de clientes, dentre outros. Esses conhecimentos fortalecem a assertividade de seu trabalho primordial, contratações e recolocação de pessoal, visando o sucesso pessoal do indivíduo e da organização.

Concluindo, Gestão de Pessoas vêm ganhando espaço dentro das organizações, fator positivo, desde que as lideranças superiores estejam empenhadas no trabalho em conjunto, para que o RH consiga desempenhar seu trabalho com confiança e autonomia, um grande desafio. Mas, se a área não possui essa independência dentro da empresa, pode-se tornar uma oportunidade de ganho de espaço, desde que ela demonstre a importância das mudanças e busque a contínua melhoria. 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Crise Gestão Pessoas

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração