Mais comentada

O papel do líder situacional

Este artigo relata o papel de um líder na organização, apresentando situações que envolvam o conceito de liderança junto com as formas eficazes de o líder usá-la em todas as situações, ocasiões e estilos diferentes de pessoas

Silvania de Paula,

O conceito de liderança situacional consiste da relação entre o estilo do líder, a maturidade do liderado e a situação encontrada. Não há um perfil único do líder, eles estão dispostos e são capazes de mudar o seu estilo de liderar de acordo com o nível de desenvolvimento do seu pessoal.  O líder tem que acreditar que está ali para servir e fornecer funções e objetivos a serem alcançados.

A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, onde o líder avalia seus colaboradores e vai assim, alterando seu estilo de liderança.

Com ela, a pessoa passa a adquirir maturidade, podendo assim assumir suas responsabilidades de dirigir seu próprio comportamento.

A Liderança Situacional é dividida em quatro estilos:

1.  DIREÇÃO: o colaborador precisa aprender a tarefa que ele tem que executar, podendo contar com o líder até seu fim, até ele conquistar confiança.

2. ORIENTAÇÃO: o colaborador precisa conhecer a tarefa e criar um estímulo para a execução dela. O líder precisa apoiar as ideias dele e estar sempre ali caso o colaborador precise de ajuda.

3. APOIO: o líder precisa estimular seus colaboradores a buscar segurança e aprendizado, onde assim ele pode aumentar suas habilidades e conhecimento.

4. DELEGAÇÃO: os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo eles mais conhecimento e segurança com suas tarefas. Nesse estilo o líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio.

Líderes eficazes usam uma variedade de estilos de acordo com o perfil de cada colaborador e não se prendem a um só. A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade.

Podemos concluir que o líder sabe influenciar, motivar e conquistar sua equipe e tem seu liderado como um seguidor. Assim este se torna mais eficaz, inovador, criativo e responsável por suas tarefas gerando um resultado positivo na produtividade dos processos da equipe em geral.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.