O que é um projeto?

O que é um projeto? O artigo apresentará o que o PMBOK diz sobre projetos e o que ele é capaz de criar.

Para iniciar, precisamos entender o que é um projeto.

Mas o que seria um projeto?

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Por ser temporário, devemos elaborar um projeto para ter seu início e término.Um projeto terá o seu término por três motivos:

1 - O seu objetivo foi atingido;

2 - O seu objetivo não pode ser alcançado;

3 – A parte interessada (ex.: patrocinador) desejar encerrá-lo.Lembrando que temporário não quer dizer que o projeto é de curto prazo, mas sim quanto ao prazo para conclusão e à longevidade.

Para que serve um projeto?

Já sabemos que um projeto serve para criar um produto, serviço ou resultado único. O seu resultado deve ser tangível ou intangível.

De acordo com o PMBOK, um projeto pode criar:

Um produto que pode ser um componente de outro item, um aprimoramento de outro item, ou um item final;

Um serviço ou a capacidade de realizar um serviço (p.ex., uma função de negócios que dá suporte à produção ou distribuição);

Uma melhoria nas linhas de produtos e serviços (por exemplo, um projeto Seis Sigma executado para reduzir falhas); ou

Um resultado, como um produto ou documento (por exemplo, um projeto de pesquisa que desenvolve o conhecimento que pode ser usado para determinar se uma tendência existe ou se um novo processo beneficiará a sociedade).

Um projeto pode ser desenvolvido individualmente ou envolver várias pessoas. Também, ter várias finalidades. Pode-se desenvolver e gerenciar projetos pessoais e profissionais.

Os conceitos em gerenciamento de projetos não é exclusivamente aplicado para organizações, podemos aplicar tal conhecimento na elaboração de uma viagem, plano de carreira, estudos entre outros.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: Gestão PMBOK projetos