O que frustra os alunos de Pós e MBA?

O que você deve esperar buscar e esperar de um curso de Pós e MBA.

iStock

Eu costumo frustrar, e ao mesmo tempo motivar, alguns alunos com o meu discurso direto. Depende do mindset de cada um (crença, interpretação e aplicação em relação ao que eu digo).

Ninguém faz milagres e, na maioria dos casos, depende mais de você do que dos professores que cruzam o seu caminho.

Agora, para quem ainda não se encontrou ou está fazendo uma Pós apenas porque a empresa pediu, não há como ajudar.

Ao se matricular numa Pós, alguns alunos procuram o segredo ou a fórmula mágica para todos os seus problemas, na vida e no trabalho; mas, o grande segredo é que não há segredo.

O que conta mesmo é um misto de bom professor, grade de disciplinas adequada, colegas participativos, boa instituição e, acima de tudo, paixão por aprender.

Agora, deixe-me dizer o que você deve buscar e esperar de qualquer MBA e Curso de Pós-Graduação:

1. Atualizar conhecimento na sua área de atuação para implantar no seu negócio ou local de trabalho, sempre que possível.

2. Ampliar a sua rede de relacionamentos. Em qualquer curso, há dezenas de profissionais de diferentes profissões, cargos, empresas e cidades. Nunca perca essa chance.

3. Saber, de fato, se você está no lugar certo, a partir de uma visão mais ampla de possibilidades do curso que você já fez e agora tem medo ou dificuldade de mudar.

4. Mudar o seu modelo mental, a partir de uma nova base de conhecimento, afinal, é para ser aplicado e não acumulado.

O que frustra as pessoas, na maioria das vezes, é voltar para a mesma empresa, o mesmo chefe e os mesmos colegas que não estão nem um pouco preocupados com o que você aprendeu na Pós/MBA. Fica aquela sensação de impotência e de dinheiro jogado fora.

Pense nisso ao se inscrever para o seu próximo curso de Pós. Se tiver a felicidade de ser meu aluno, já sabe o que vai acontecer. No mínimo, vai sair de cabeça erguida e tomar uma atitude mais positiva e determinada em relação à vida.

Sucesso, sempre!

Avalie este artigo:
(3)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: atitude muda tudo empreendedorismo ensino para adultos jerônimo mendes manual do empreendedor

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração