Os mandamentos de um líder de grupo em trabalhos acadêmicos

Na hora de escolher o líder do grupo, todos fogem. Já viu essa cena antes? Pois é, mas saiba que ser líder de grupo é uma aprendizagem e tanto! Mas, também, envolve muitas responsabilidades. Confira uma lista básica sobre como liderar o seu grupo

Cassia Menezez,

Imagine a cena: começo de semestre, o professor chega na sala, passa um trabalho gigantesco e a primeira coisa que alguém pergunta é: quem será o líder? Alguns fingem que não ouvem, outros vão passear e, ainda,  dizem que não têm tempo. Abaixo, alguns tópicos sobre como aproveitar a liderança do seu grupo e aprender com os integrantes:

  • Não pense em ser líder apenas pra mandar os outros fazerem. O líder é o que trabalha mais, pois precisa estar à frente;
  • A primeira coisa a se pensar em um trabalho é no planejamento. Elaborar um cronograma de atividades é primordial;

 

  • Um grupo precisa saber porque está junto. Fazer dinâmicas com perguntas do tipo: “Por que precisamos trabalhar em grupo?” ou “O que você aprendeu com esse trabalho?”, fazem os integrantes pensarem no motivo de estarem juntos;

 

  • Quando for dividir o tema de um trabalho, venha com ele pré-dividido para a reunião e faça o sorteio na frente dos integrantes, seja transparente;

 

  • Faça reuniões objetivas. Dependendo da duração do trabalho, pode-se fazer até semanalmente;

 

  • Quando for fazer reunião, sempre planeje antes. Faça uma pauta pra não se esquecer de nada e não perca o foco;

 

  • Quando pedir alguma pesquisa, explique o porquê dela e dê lembretes sobre o que cada um precisa fazer (pode ser folhas digitadas com os tópicos, por exemplo);

 

  • Crie um canal de comunicação, um e-mail, por exemplo, para o grupo;

 

  • Seja acessível, passe os seus contatos para os integrantes e incentive-os a passarem entre si também;

 

  • Estabeleça prazos com um pouco de folga. Acredite, imprevistos sempre ocorrem

 

  • Seja tolerante! Atrasos sempre ocorrem. Quando estipular o prazo, pergunte se todos podem entregar nesse dia;

 

  • Depois de uma pesquisa, dê um feedback pra cada integrante; se achar que não é hora pra isso, pode deixar que cada um corrija o seu com a sua orientação;

 

  • O líder é o exemplo, se você estipulou um prazo para entregar uma pesquisa, entregue antes;

 

  • Aceite opiniões! A sua opinião não precisa ser imutável;

 

  • Acredite no seu grupo! Ele pode ser o mais descompromissado; mas, mesmo assim, dê o seu melhor;

 

  • Pergunte se todo mundo entendeu, explique mais vezes se for necessário;

 

  • Antes de passar uma pesquisa para o grupo, pesquise você mesmo parcialmente o assunto para poder explicar melhor;

 

  • Explique para os integrantes as normas ABNT, as normas de formatação. Faça com que eles mandem o texto formatado pra você, pois assim eles aprenderão;

 

  • Abone o “copia e cola” do seu grupo, explique que o CTRL C/V é muito bom quando se é bem utilizado, através da colocação de referências;

 

  • Ensine! O bom líder, antes de tudo, ensina pra vida;
  • Aprenda! Ser líder significa saber se relacionar e é essa habilidade principal que precisaremos para a vida pós-faculdade.

 

Mas, afinal, depois de tanto trabalho, quais as vantagens de ser um líder?

Costumo responder essa pergunta com uma frase de Steve Jobs: “Meu trabalho não é fazer as pessoas felizes. Meu trabalho é fazê-los melhores”, que demonstra que você, como líder, pode fazer com que as pessoas sejam melhores. Aliás, se você pode fazer com que pessoas sejam melhores, isso significa que você também pode aprender a ser melhor cada vez mais e essa é a razão pela qual ser líder é um dos melhores aprendizados tidos na faculdade.

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Tags: acadêmico administração alunos faculdade líder liderança manual trabalhos