Pirâmide do processo evolutivo e níveis neurológicos

A Pirâmide dos Níveis Neurológicos tem um papel fundamental para o trabalho que o Coach deseja desenvolver junto ao seu coachee, uma vez que o auxilia a identificar em que momento da vida o cliente dele está

A Pirâmide dos Níveis Neurológicos tem um papel fundamental para o trabalho que o Coach deseja desenvolver junto ao seu coachee, uma vez que o auxilia a identificar em que momento da vida o cliente dele está.

Desta forma, o Coach pode estruturar seu plano de ação para as sessões e ajudar com eficácia seu Coachee nas mudanças as quais necessita. Por isso é tão importante os conhecimentos aprofundados da Pirâmide e dos Níveis Neurológicos.

Nível Neurológico 1: Ambiente

 Dizem respeito ao ambiente externo e referem-se como esse ambiente interfere ou não na vida do Coachee, assim como o mesmo interfere ou não no ambiente.

Neste nível o Coach trabalha como uma guia do seu Coachee trabalhando com ele as oportunidades que esse ambiente pode oferecer para seu crescimento e desenvolvimento durante o processo.

Nível Neurológico 2: Comportamento

 Refere-se a maneira como uma pessoa age ou reage nas suas relações e aborda não somente as atitudes efetivas do indivíduo, mas todas aquelas das quais ele é capaz de ter.

Neste nível o Coach trabalha quais os comportamentos o Coachee pode vir a ter no ambiente, seja pessoal ou organizacional, atuando como um treinador e o tipo de liderança que melhor se adéqua ao estímulo por recompensa.

 Nível Neurológico 3: Capacidade e Habilidades

Refere-se as habilidades e capacidades que o indivíduo desenvolve no ambiente gerando comportamentos e atitudes de acordo com a situação a qual ele se encontra exposto. Essas capacidades e habilidades se desenvolvem tanto para o indivíduo quanto no âmbito organizacional.

Nesse momento o Coach atua como um professor/consultor e o tipo de liderança se adéqua de acordo com o estímulo intelectual.

Nível Neurológico 4: Crenças e Valores

Neste nível as crenças e valores norteiam os comportamentos de acordos com os princípios do indivíduo. Para ele, as crenças e valores oferecem significado aos acontecimentos. Corporativamente falando, reforçam o senso de identidade de um indivíduo.

Neste nível o Coach é um mentor do seu Coachee e o tipo de liderança é inspiracional.

 Nível Neurológico 5: Identidade

 Tem a ver com a Missão de vida do indivíduo e seu propósito de vida.

Neste nível o Coach é um apoiador do seu Coachee, provocando o foco da atenção do mesmo no que é positivo sendo o tipo de liderança a de consideração individualizada.

 Nível Neurológico 6: Afiliação

 Tem a ver com quem divido minha vida, anseios, vitórias, dificuldades e em como posso contribuir positivamente na vida das pessoas. A atenção do Coachee neste nível vai além de si mesmo, mas concentra-se na sua percepção do coletivo.

O Coach neste nível age como um Aglutinador do Coachee estimulando o mesmo a participar de vários círculos. O tipo de liderança é a colaborativa.

 Nível Neurológico 7: Legado

 O Nível 7 diz respeito ao significado da vida, a espiritualidade, a percepção do coletivo. Defini-se pela capacidade do indivíduo em contribuir para a sociedade na qual está inserido de acordo com os princípios, valores e ética.

O Coach Self Empowerment através do qual promove a auto-capacitação através da autonomia. O tipo de liderança é a carismática e visionária.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)