Principais benefícios do marketing digital para MPEs

Se você não sabe os principais benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresa você está no lugar certo. Caso você já saiba, este também é o lugar certo. Afinal, não custa relembrar os principais benefícios que a sua empresa tem ao investir de maneira inteligente em marketing digital.

Se você não sabe os principais benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresa você está no lugar certo. Caso você já saiba, este também é o lugar certo. Afinal, não custa relembrar os principais benefícios que a sua empresa tem ao investir de maneira inteligente em marketing digital.

Não é mais novidade que o mundo é digital. Se antigamente quando pensávamos em anunciar nossos produtos tínhamos somente TV, rádio, outdoors, panfletos, revistas e jornais como opção para impactar nosso consumidor e encontrávamos a barreira dos custos, hoje a história é outra. Antes anunciar exigia do pequeno ou médio empresário um investimento bem considerável, sem muita garantia ou certeza de retorno.

Mas, felizmente isso mudou com a globalização da internet e popularização dos dispositivos móveis. Hoje, a maioria dos lares brasileiros tem pelo menos um computador ou um smartphone. No Brasil existem mais de 100 milhões de usuários dentro do Facebook e tem muita gente para entrar ainda. Mas, você pode se perguntar: o que isso tem haver com minha empresa? Eu lhe respondo: TUDO! Vamos entender os principais benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas.

Alcance as pessoas certas

Um dos grandes problemas da tv e rádio, é que você não controla quem irá impactar. Por exemplo, se você vende um software de gestão para escritórios de advocacia, você quer impactar advogados ou que trabalham em escritórios de advocacia, correto? Afinal de contas, do que valeria uma dona de casa ou taxista ver o anúncio do seu produto? Você estaria desperdiçando tempo e dinheiro com quem não tem interesse no seu produto.

Alcançar as pessoas certas é um dos principais benefícios que o marketing digital oferece as pequenas e médias empresas. Você pode segmentar seus anúncios para que impactem só aqueles que se enquadram dentro do perfil, através das plataformas digitais, segmentando por cargos, interesses, entre outras dezenas de opções. Isso oferece um alcance incrível e poderoso.

Investimento acessível

Preste muita atenção a este ponto, muitos empreendedores confundem investimento baixo com não investir. Primeiro, você não precisará alocar uma verba grande. Porém, você precisará investir a quantia correta para dar os primeiros passos e colher os primeiros resultados. Mas, como saber qual é a quantia correta? Não existe receita de bolo, será preciso fazer testes e analisar.

Por exemplo, você pensa em trabalhar com anúncios na Rede de Pesquisa do Google? O Google AdWords oferece uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras chaves, chamada Google Keyword Planner. Ela mostra um média mensal de pesquisa das palavras chaves e quanto custa cada clique (CPC). Para rede de display ele conta com uma ferramenta semelhante, no final de tudo você pode visualizar uma “previsão” de quanto seu investimento vai retornar em cliques para o site, por exemplo. Mas atenção, isso não é garantia de nada é apenas uma previsão, podendo variar para mais ou menos. 

Esse custo varia de mercado para mercado, dependendo do seu segmento você pode começar investindo R$500, R$700 mensais e ir mensurando os resultados e você não é obrigado a investir o que aparecer no plano, você pode ajustar a sua realidade e realizar testes.

Saber onde está indo cada centavo do seu dinheiro e para quem está sendo anunciado

Saber onde está indo cada centavo do seu dinheiro e para quem está sendo anunciado
Em todas as plataformas que permitem anúncios, existe uma aba ou seção de relatórios. Nela você encontra relatórios supercompletos, com informações valiosíssimas de como foram os resultados seu investimento em marketing digital.

Vamos dizer que se você fizesse um anúncio em uma revista ou jornal, você conseguiria saber qual foi a idade das pessoas que mais viram seu anúncio? Estado? Sexo? Acho difícil. No Facebook ou no AdWords, por exemplo, você encontrará todas as informações para avaliar e otimizar o investimento.

O poder de mensuração do investimento é altíssimo. Você saberá onde foi gasto cada centavo do seu dinheiro, sendo que a maioria das ferramentas tem uma guia de “cobrança” onde você pode visualizar os gastos gerais da sua conta.

Estar a um clique de distância do seu cliente

Saber onde está indo cada centavo do seu dinheiro e para quem está sendo anunciado
Em todas as plataformas que permitem anúncios, existe uma aba ou seção de relatórios. Nela você encontra relatórios supercompletos, com informações valiosíssimas de como foram os resultados seu investimento em marketing digital.

Vamos dizer que se você fizesse um anúncio em uma revista ou jornal, você conseguiria saber qual foi a idade das pessoas que mais viram seu anúncio? Estado? Sexo? Acho difícil. No Facebook ou no AdWords, por exemplo, você encontrará todas as informações para avaliar e otimizar o investimento.

O poder de mensuração do investimento é altíssimo. Você saberá onde foi gasto cada centavo do seu dinheiro, sendo que a maioria das ferramentas tem uma guia de “cobrança” onde você pode visualizar os gastos gerais da sua conta.

Conclusão

Esperamos que tenha ficado claro os principais benefícios que sua pequena ou média empresa encontrará se investir em marketing digital. Vale ressaltar que nós não somos contrários em investir em mídia em off-line. O intuito do texto é mostra que existem outros caminhos a serem escolhidos além do tradicional. E aí, o que acho do nosso artigo? Deixa um comentário compartilhando sua opinião ou a sua experiência no digital conosco, até mais 

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Tags: internet marketing marketing digital negócios