Qual a diferença entre especialização e mestrado?

Uma grande dúvida fica na cabeça de muitas pessoas: Especialização ou Mestrado? O que devo escolher pra minha carreira profissional?

A urgência no mercado de trabalho por profissionais mais qualificados fez com que a demanda no país por cursos de pós só aumentasse. Entretanto, no momento da escolha sobre a melhor alternativa, a incerteza sempre existe. Então... é mais indicado cursar uma Especialização ou Mestrado para sua carreira profissional? Vamos descobrir?

  • Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

Para compreender a diferença entre Especialização e Mestrado é preciso inicialmente distinguir a diferença entre as duas modalidades de curso.

Latu Sensu significa “Sentido amplo”. Os cursos de pós dessa modalidade têm como finalidade transmitir mais conhecimentos técnicos da área para o aluno. Geralmente, cursos com essas características, são buscados por pessoas que já estão no atuando no mercado e querem um recurso para se tornarem ainda mais capacitados na prática onde atuam.

Já o termo Stricto Sensu significa “Sentido limitado”. É importante saber que os cursos de pós-graduações dessa categoria são mais restritos, voltados para profissionais que buscam a sua atuação no mercado específico.

Compreendida essas duas diferenças, precisamos agora diferenciar o que é Especialização e Mestrado.

  • Cursos de Especialização

A modalidade Especialização, em qualquer área, se caracteriza como Lato Sensu. Como foi discutido anteriormente, esse tipo de curso de pós-graduação tem como objetivo capacitar o profissional para um atuação específica na sua carreira.

Ao cursar uma especialização na sua área, você dá entrada ao processo de capacitação de habilidades técnicas específicas dentro de um enfoque temático particular. Hoje as opções são inúmeras... é possível cursar especializações nos mais variados mercados.

A enorme vantagem de um curso de especialização é que ele não é indicado apenas para profissionais com uma formação específica. Por exemplo, um curso de especialização em Gestão de Projetos pode ser realizado por profissionais com diferentes graduações.

Uma característica bem particular é que os cursos de especialização, em geral, duram dois anos, cerca de 400 horas-aula. Além disso, como forma de concluir o curso é necessário um trabalho de conclusão sobre um tema dentro da área cursada.

  • Curso de Mestrado

Os cursos de mestrado são do tipo Stricto Sensu e trazem um estudo mais rigoroso para os profissionais. O enfoque dessa modalidade de curso de pós-graduação é aprofundar o conhecimento de graduados que almejam ingressar na vida profissional acadêmica, atuando como professores e/ou pesquisadores.

Existem duas modalidades distintas para o curso de mestrado: profissionalizante ou acadêmico. A primeira opção é menos teórica e tem visão mais direcionada para o mercado. Em geral, é perfeito para profissionais que buscam atuação em determinada área como mestres em sua graduação. O mestrado acadêmico é aquele que formará os professores e/ou pesquisadores. O estudante se prepara para um assunto específico dentro de sua pesquisa.

Uma curso de mestrado tem em média a duração de dois anos e exige uma dissertação como trabalho de conclusão do curso, a ser apresentada para uma banca de professores, além de artigos publicados em revistas científicas dentro da área do curso.

Agradeço a oportunidade de discutir o tema! Conte comigo!

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.