Síntese ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Os sistemas de ERP é um sistema integrado para a melhoria de processos do negócio,
que tem a finalidade de proporcionar as empresas atingirem suas metas e objetivos através da gestão integrada de seus sistemas. O principal objetivo do ERP é aprimorar o desempenho organizacional como um todo.

Os ERP’s é a solução para a maioria dos problemas empresarias, nos últimos anos passaram a ser conhecidos como sistemas integrado de gestão empresarial. A vantagem é utilizar um único sistema que absorva todas as transações operacionais e que forneça as informações necessárias aos gestores.

 Como a tecnologia vem avançado cada vez mais, as empresas precisam administrar todas essas informações, tentar se atualizar sempre que possível e assim se manterá no mercado competitivo. Uma das barreiras da implantação de um sistema integrado de gestão é a grande dificuldade das empresas encarar uma implantação de ERP devido a custos muito altos e a falta de planejamento adequado.

Os módulos básicos administrativos de sistema de gestão empresarial são:
 
MÓDULO DE COMPRAS

Esse módulo refere-se desde o Gerenciamento de pedidos e fornecedores, até a impressão de etiquetas dos itens comprados incluindo os códigos de barra.
      
MÓDULO DE FATUTARAMENTO E VENDAS

Este efetua a administração entre pedidos de clientes e emissão de nota fiscal e geração dos controles estatísticos de vendas.

MÓDULO DE ESTOQUE

Este módulo engloba tudo que vai desde o cadastro de itens com parâmetros tributários até apuração do custo médio e relatórios gerenciais de estoque.

MÓDULO FINANCEIRO

Inicia-se no gerenciamento financeiro da empresa e vai até a emissão da razão dos clientes e fornecedores.

MÓDULO CONTÁBIL

Tem início no controle e geração do plano de contas e termina na apuração dos rateios e emissão dos documentos legais, tais como: razão, diário, balanço, balancete, demonstrativo de perdas e lucros
    
MÓDULO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)

Planeja o controle da produção executando a geração e movimentação dos produtos, seguindo até a organização das operações e processos de fabricação do produto de acordo com o calendário da produção e destinação da carga máquina.

MÓDULO ERP NA ÁREA TRIBUTÁRIA

Nesta área de tributação, o módulo de obrigações fiscais do ERP colabora para o atendimento da legislação dos tributos vigentes, recebendo e transmitindo informações para os setores de faturamento, vendas, estoque e compras. Esse sistema, ainda nesta área, processa todos os livros entre os fiscais de entrada até os de prestação de serviços, transporte e comunicação da organização.

Dessa forma, ao implantar um sistema integrado de gestão empresarial, pode-se obter diversos benefícios econômicos de redução de custos de produtos e processos, porém a empresa a todo momento deverá resguardar sua identidade. Quando implantado, um sistema de gestão deverá enriquecer e auxiliar na gestão de seus processos, entretanto jamais, tornar-se a razão de ser do seu negócio, pois, sem dúvida, incorporação da organização é um artifício que garantirá sua supervivência, no entanto não é o que a fará vencedora, ainda mais nesses tempos de mudanças aceleradas em um mundo globalizado, que até mesmo as necessidades mudam.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)