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Teoria comportamental: a importância da comunicação organizacional

Artigo sobre teoria comportamental dando ênfase a comunicação organizacional e sua importância dentro de uma organização.

O objetivo desse artigo visa à compreensão da eficácia da teoria comportamental em uma organização, e como podemos utilizar essa ferramenta para obter uma melhor comunicação dentro de toda a corporação organizacional e assim conseqüentemente melhorar o clima entre as pessoas no ambiente de trabalho e otimizar a produtividade de uma empresa.

O comportamento humano é importante e decisivo tanto na produtividade como no desempenho de uma empresa, pois somos todos dotados de sentimentos, emoções, medos e expectativas, e tudo isso pode influenciar diretamente em decisões importantes e no rendimento no ambiente de trabalho. A teoria comportamental representa um dos maiores avanços nos estudos das ciências do comportamento, ajudando muitas organizações a buscar soluções flexíveis e democráticas para solução de problemas dentro de uma empresa, e uma comunicação eficiente é uma delas.

É muito importante que a informação seja devidamente compreendida não havendo falhas na comunicação em vários setores da organização, a falta de uma comunicação eficiente entre colaboradores pode acarretar vários prejuízos a uma empresa; na produtividade, ocasionando estresses oriundos de excesso de trabalho, cansaço, insatisfação no ambiente de trabalho, e o mais grave que a falha de comunicação pode chegar é de erros na gestão e produção, podendo gerar grandes prejuízos financeiros a organização.

O processo de comunicação é uma estratégia de sucesso para uma organização, que deve ser primordial entre funcionários, gestores e a alta gerência, além de permitir o entendimento entre as pessoas é um mecanismo humanizador nas relações de
trabalho. Ter um ambiente de trabalho em perfeita harmonia é difícil, mas a comunicação vem para ajudar a amenizar diferentes temperamentos entre as pessoas, a comunicação interpessoal é fundamental para a humanização do trabalho, conseguindo assim satisfazer a necessidade de cada um dentro de uma organização, e também para que as pessoas possam entender satisfatoriamente os objetivos, normas, cultura e metas organizacionais.

A comunicação satisfatória de uma organização ajuda no comprometimento dos trabalhadores, motivando-os para que tudo saia conforme o planejado e para obter um clima organizacional harmonioso e saudável entre comando e comandados, assim evitando insatisfação, frustração, estresses, e possíveis erros na gestão e produção de uma empresa. A organização que usa uma comunicação eficiente como ferramenta gerencial terá uma metodologia capaz de potencializar resultados altamente satisfatórios para atingir metas e evitar acontecimentos desastrosos que
coloque a empresa em uma situação de risco.

Referências bibliográficas:

ESCORSIM, Sérgio e KOVALESKI, João Luiz e MUGNAINE, João e COSTA, Verlaine Lia, "O custo e as consequências de um erro no processo de gestão da produção", Congresso internacional de Administração, Gestão estratégica para o desemvolvimento sustentável 17 a 21 de setembro de 2007- Ponta Grossa- P.R.

CHIAVENATO, Idalberto, "Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª edição. Ed. Campus, 2004.

 

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