Um salto na avaliação da Capes

A escola de negócios da UFRJ subiu duas posições, recebendo nota 6, numa escala que vai até 7 e comemora a sua conquista. E é a única escola de negócios federal a ter sua internacionalização reconhecida.

O Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ subiu duas pontuações e alcançou a nota 6 (numa escala que vai até 7) na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A instituição passa a ser a única escola de negócios do sistema público federal de ensino no Brasil a obter esta pontuação como reconhecimento à excelência e ao seu elevado grau de internacionalização.
Segundo a avaliação da Capes divulgada na última quarta-feira (20/09) no Diário Oficial, pouquíssimas escolas conseguiram subir duas posições na pontuação. A nota 6 representa o resultado de muito trabalho ao longo dos últimos quatro anos, quando a escola expandiu significativamente seu Doutorado, converteu seu Mestrado para que fosse totalmente ministrado em inglês, investiu fortemente em pesquisa e destacou parte do corpo docente para desenvolver pós-doutorado no exterior.
No COPPEAD/UFRJ sempre se buscou o que há de mais inovador ao que é oferecido nas melhores escolas de negócios do mundo. A proposta é oferecer um corpo docente diferenciado, doutores responsáveis por uma substancial produção de pesquisa, e uma metodologia de ensino eminentemente participativa, além de basear seu ensino no estudo do caso, o que atrai os melhores alunos com vivência no mercado e que almejam maior qualificação.
Ao longo dos últimos anos, o Mestrado no padrão Full-time MBA foi reconhecido 11 vezes pelo jornal britânico Financial Times em seu ranking dos melhores programas do mundo. A turma de Mestrado do COPPEAD tem atualmente cerca de 30% de alunos regulares estrangeiros e recebe cerca de 40 alunos de intercâmbio anualmente. O reconhecimento do padrão internacional do COPPEAD/UFRJ é também comprovado pelo Selo de Qualidade EQUIS (European Quality Improvement System), que é outorgado a um seleto grupo de 5% a 10% das mais de 16 mil escolas existentes no mundo, tendo como peculiaridade ser a única ligada a uma universidade pública no Brasil. Esta certificação é conquistada desde 2006 e é dada às Instituições de Ensino em Administração e Gestão de Negócios que, comprovadamente, atendam aos padrões internacionais de qualidade estabelecidos pela EFMD (European Foundation for Management Development).

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Avalição Capes Coppead Doutorado Mestrado UFRJ

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração