Uma boa justificativa no TCC proporciona boas notas

O objetivo da justificativa em um trabalho de conclusão de curso, é comprovar ao seu orientador e ao membros da banca avaliadora que o seu tema escolhido é realmente relevante e está embasado em todo o seu projeto.

Uma boa justificativo é essencial para um projeto de TCC, por exemplo, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer uma justificativa é mais simples do que você provavelmente imagina.

A justificativa é a base ou motivo da existência de todos os TCCs, pois é através da justificativa que você irá defender, exemplificar e explicar a sua ideia; e desta forma convencendo os membros da bancada o porquê de ter escolhido um determinado tema.

Após termos vista a relevância da justificativa, vamos abordar os passos para fazer boas justificativas para projetos como TCC ou monografias.

Fazendo Uma Justificativa Perfeita

Vamos abordar 4 passos para fazer uma justificativa simples mas muito convincente. Gostaria de enfatizar que estas técnicas não fazem parte das normas da ABNT ou as normas do instituto de ensino, no entanto, elas vão ajudar o desenvolvimento do seu projeto e lhe proporcionar mais tempo para outras tarefas.

Os 4 passos são: Por quê? O quê? Quem? Base.

1 – Por Quê: mostre para as pessoas o porquê da escolha do tema e conseguentemente o desenvolvimento do projeto. Por que ele é importante? Por que gastar tanto tempo e estudo em seu desenvolvimento? Qual a importância dele para um determinado setor?

Estas perguntas estão relacionadas com suas respostas, no entanto há outras questões mais complexas que certamente estão envoilvidas, vai depender do seu tema.

2 – O quê: O que o seu trabalho desenvolve? Ele relacionado com definições, conceitos, pesquisas, teorias, práticas, entrevistas? Ele tem um objetivo social ou serve para vendas?

3 – Quem: Pra quem é destinado seu trabalho? Quem vai ler ou utilizar o projeto? Vale ressaltar que tudo depende do seu tema, nem sempre as pessoas envolvidas pertencem ao seu público alvo.

Por exemplo: um trabalho social, independente da área, é desenvolvido para a sociedade de uma forma geral, e não para as pessoas que tem relação com o trabalho social.

4 – Base: apesar desse passo ser opcional, ele serve para comprovar a importância e credibilidade do projeto. Aqui você informa algumas de suas fontes, como livros, autores, documentários e métodos utilizados para a argumentação e criação do trabalho. 

Conclusão

Seguindo estes passos é pode-se conseguir uma boa Justificativa de TCC, ou seja, respondendo claramente estas questões: o que vai ser feito, por que será feito, a quem se destina e qual a base será utilizada para a sustentação e validação das ideias propostas. 

Então o segredo de uma boa justificativa está diretamente relacionada em esclarecer e convencer a escolha do tema do projeto.

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: artigo científico conclusão de curso ensino superior justificativa monografia TCC

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração