4 dicas para entrar em ação e ter sucesso na conquista de seus objetivos

Um ano novo só é possível conquistas com ações novas. Mas por que travamos diariamente essa luta entre "o que queremos fazer" e o "que realmente fazemos"?

iStock

Toda virada de ano é sempre o mesmo ritual, as mesmas promessas e a mesma expectativa de que no ano seguinte tudo será diferente. No próximo ano, no próximo emprego, no próximo projeto ou no próximo "seja lá o que for", conseguirei fazer as mudanças que não consegui concretizar agora. 

E por que tanta convicção de que no "próximo" as coisas serão diferentes?

É que na verdade, todos nós sabemos exatamente o que precisamos fazer para conquistar os nossos objetivos.

Sabemos exatamente o que deixamos de fazer e o que nos impediu de conquistar aquela vaga, de passar naquele concurso ou de realizar aquela lista de objetivos listados no organizador de tarefas.

Então se sabemos "o quê" devemos mudar e " como" mudar, é claro que no "próximo" projeto tudo será diferente, certo?

Errado!

É exatamente nesse momento que percebemos que essa lógica não é tão simples assim.

Isso porque toda mudança de hábito, requerer renúncias, disciplina, comprometimento e muito foco.

É necessário estar disposto (de verdade) a sair da zona de conforto, aquele lugar "quentinho “onde queremos ficar sempre que um novo desafio nos amedronta.

É preciso achar um motivo que faça valer à pena entrar em ação.

Um motivo que, ao ser lembrado, renove suas energias e te faça seguir em frente.

Então o mais importante para iniciarmos as mudanças que desejamos é encontrar o "porquê". O nosso real motivo para alcançar aquele objetivo.

"Quem tem um "porquê" vence qualquer "como”. Se você tem um motivo que valha à pena a sua dedicação, nenhum "como" irá te fazer desistir."

Se aquele emprego é muito importante para você, não é o fato de acordar às 5h da manhã que te fará desistir. O que te fará entrar em ação será a força do seu motivo: Se esse emprego é a oportunidade para alcançar um grande objetivo nada irá te impedirá. É essa força que te fará entrar em ação.

Veja as 4 dicas que separei para você encontrar a sua força interior e fazer do seu "novo projeto", algo realmente novo:

1. Pratique a Auto responsabilidade: Pare de justificar quando as coisas não saírem do jeito que você esperava. Não encontre culpados, mesmo porque, eles não existem. Lembre-se que os aprendizados acontecem a partir dos erros. Então assuma a responsabilidade também pelos seus erros e aprenda com eles. Se bem aproveitados eles podem te levar a um novo patamar de performance, o da excelência.

2. Encontre o seu propósito: Responda: "Por que você faz o que faz?". Ao encontrar essa resposta você encontrará muitas outras. E são essas respostas que te ajudarão a criar a estratégia correta para alcance dos seus objetivos. Você descobrirá que é muito mais talentoso e competente do que imagina, mas que não tinha percebido porque estava direcionando sua energia para o projeto errado. Acerte o prumo e siga em frente, mas para o local certo!

3. Defina metas possíveis: Para conquistar seus objetivos é importante também que você tenha calma e sabedoria. Calma para entender que um objetivo não se conquista do dia para a noite e sabedoria para valorizar pequenas conquistas. Faça um cronograma para a realização de ações importantes para alcançar esses objetivos e caminhe concentrado em realizar uma conquista de cada vez. Desta forma conseguirá manter o foco e a disciplina necessária durante toda a caminhada.

4. Defina um prazo para cada etapa da sua jornada: Defina um prazo ou uma data bem específica para alcançar o seu objetivo. Lembre-se: "Não existe meta impossível, o que existe é prazo irreal".

Então, vamos colocar em prática?

Qual o seu maior objetivo atualmente?

Deseja perder peso, iniciar um curso ou mudar de emprego?

Torne o seu objetivo forte o bastante para te ajudar a promover as mudanças necessárias para alcança-lo.

"As pessoas não mudarão, a não ser que acreditem que haja um bom motivo para isso que, lhes proporcione alguma coisa importante ou que as afaste de alguma coisa que desejam evitar."

Sucesso!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)
Tags: autoconhecimento carreira foco hábitos metas mudança objetivos