12 conselhos de atletas do boxe para sua carreira

Confira os conselhos de vida e de carreira de profissionais do boxe para você.

iStock

No esporte, assim como na vida, é preciso descobrir o caminho certo para se atingir resultados. Engana-se quem pensa que apenas querer é fator suficiente para se conquistar o que deseja. Se isso fosse verdade, veríamos muito mais gente no topo de suas carreiras ou no controle de suas vidas.

Acredito que o querer é apenas o inicio de uma longa jornada, é como se fosse o ponta pé inicial de um destino muitas vezes incerto, mas que precisa de outro fator para que realmente possa sair do mundo das ideias: A ação. Quantos projetos e sonhos morrem sem nem mesmo existir efetivamente, justamente por não saírem do querer. Quanta coisa boa poderia ter sido realizada se a pessoa que o idealizou simplesmente começasse a começar.

O fato é que não há uma fórmula para o sucesso, mas há uma estrutura e ela passa pelo agir e também pela disciplina e constância para que a coisa possa dar certo. Caso contrário, não passa de ideias sem forma concreta, mesmo que seu plano seja completamente estruturado.

Pensando nisso, fui buscar no mundo do boxe a inspiração necessária para escrever este artigo. Os conselhos listados abaixo, são de atletas profissionais, amadores, técnicos e treinadores da equipe Curitiba Hard Punchers. A primeira equipe de boxe do país, formada pela junção de várias academias em torno de um projeto. Confira:

Intenção sem ação é ilusãoCristiano Simões, treinador e coordenador da equipe Curitiba Hard Punchers.

Voltamos aqui ao que falamos no início. De nada adianta ter as melhores intenções do planeta, se elas ficam apenas no mundo das ideias. Se você deseja algo, pare de pensar demais sobre o assunto e comece a agir. Claro, é preciso que exista a etapa da estruturação do pensamento, mas se isso se prolonga muito, pode comprometer seus resultados. Muita gente não coloca em prática seus projetos, porque acha que ele deve iniciar perfeito – Não caia nessa armadilha, este pensamento é o maior destruidor de resultados que existe.

Comece a fazer, mesmo que precise ajustar a rota mais tarde. Estipule prazos entre a intenção e a ação, desta forma você poderá saber com provas concretas, se está no caminho certo .

Pense em tudo o que passou, para chegar onde estáPedro Gomes, atleta amador de boxe.

Você já parou para pensar que sobreviveu a 100% de todas as coisas ruins que lhe aconteceram até agora? Pense nisso da próxima vez que encontrar alguma dificuldade em seu caminho.

Você não precisa ir muito longe para buscar inspiração e enfrentar adversidades. Basta olhar para dentro de si e recorrer a sua própria história e assim encontrar a força necessária para seguir adiante. Feito isso, seja grato por tudo, até mesmo pelas derrotas porque mesmo suas falhas te fazem crescer ainda mais.

Campeões não são feitos apenas em academias. Campeões são feitos de algo que eles tem profundamente dentro de si. Um desejo, um sonho, uma visão - Marlos Simões, boxeador profissional meio pesado e campeão brasileiro.

Não basta apenas treinar, estudar e adquirir um mar de conhecimento se você não tiver objetivos bem definidos. Por isso também é preciso desejar e saber onde você quer chegar. Não ache que porque você não tem o estudo necessário ou a formação necessária, é incapaz de atingir objetivos. Isso não é verdade.

Com um forte desejo, sonho e visão você pode alcançar vitórias inimagináveis. Mas para que isso aconteça, é preciso que se tenha dedicação e isso significa muitas vezes correr contra o vento e nadar contra a maré em busca do seu objetivo.

A dedicação e disciplina, promovem mudanças em sua vida Carlos José (Zezé), treinador da equipe Shogum Team, HIT e Curitiba Hard Punchers

O que diferencia pessoas de sucesso, daquelas que não tem grandes resultados, além de agir é a dedicação e a disciplina. De nada adianta fazer algo às vezes e esperar resultados espetaculares. Se você deseja algo, faça de suas ações um hábito. Use a disciplina para isso, é ela quem te fará continuar quando você estiver cansado demais ou pensando em desistir.

Pense nas pessoas que lhe são importantes - Nefi “Big” Galeb, Atleta amador da categoria peso pesado.

Quando entro no ringue, penso muito na equipe e sinto que a represento. Muito da minha inspiração tem a ver com a Hard Punchers como uma família. Às vezes, por mais que se procure motivos para continuar por si próprio, a motivação pode faltar. Nessas horas é fundamental também pensar nas pessoas que lhe são importantes. Aquelas que estão ao seu lado e acreditam em seu potencial – Se não fizer por você, faça por elas. Use essa energia como inspiração para encontrar forças e seguir adiante, você e todas as pessoas a sua volta serão recompensadas por isso.

Torne essa frase seu mantra: Eu posso vencer, eu vou vencer, eu sou vencedor. Eduardo Carneiro (Durde) – Técnico de boxe da academia Boxe Training.

É isso que sempre falo aos atletas. Para vencer no boxe, ou na vida além de uma árdua preparação você precisa acreditar que pode vencer. A força do pensamento tem um forte impacto em suas atitudes. Então, aprenda a controlar sua mente em direção aos seus objetivos, e nada melhor para começar, do que moldar suas crenças acerca de si mesmo.

Toda experiência, mesmo aquelas que se repetem tem algo a ensinar, aprenda com elasBruno Eduardo, atleta amador.

Lembra quando você começou a ser alfabetizado? Provavelmente fez muita caligrafia. E após repetir várias vezes, foi aprendendo algo novo a cada tentativa. Na vida acontece mais ou menos do mesmo jeito. Toda tentativa ou experiência tem algo novo a ensinar, procure aprender com elas. Muitas vezes, pode ser que você não entenda porque algumas coisas aconteçam, mas se mudar a perspectiva e passar a se perguntar: O que devo aprender com isso? Talvez consiga encontrar uma saída melhor, do que apenas ficar sofrendo ou se lamentando.

Pense no que pode melhorarTiago Massa, treinador.

De tempos em tempos, pense em coisas que pode melhorar. Eleve seu padrão de exigência e desempenho, mas faça isso constantemente e de maneira contínua, isso aumentará sua força física e mental. Analisar suas falhas e pensar onde pode melhorar é muito importante para seu progresso e principalmente para seus resultados.

Ninguém é melhor do que vocêJoel de Lima Jr, atleta amador.

Todas as pessoas tem suas forças e fraquezas, independente de quem sejam. Pense nisso quando se comparar a alguém. A diferença é como você usa o que tem de melhor a favor de si mesmo. Não se trata de arrogância ou algo do gênero, mas principalmente em aceitar que todos de certa forma somos iguais, e o que diferencia nossos resultados é a aceitação daquilo que somos, para assim superar os obstáculos que a vida nos impõe.

A luta está dentro de vocêLoibe Neto, atleta profissional de MMA e Muay Thai e amador de boxe.

Lutar está dentro de todos nós, e podemos usar essa característica inerente ao ser humano, contra ou a nosso favor. Isso não tem nada a ver com agressividade, mas com força e energia. Quando você usa essa força de maneira negativa, acaba por fazer coisas ruins para si próprio que pode levar a dor e ao sofrimento, por isso o melhor é usar a luta por uma boa causa, ou seja, para fazer algo positivo em sua vida. Se conseguir juntar o ímpeto de luta associando este fator a melhores resultados a motivação virá como consequência, sendo assim um forte incentivo para querer ir cada vez mais longe.

Não desista apesar das fases ruins da vidaRicardo Miranda (Conan), atleta amador.

No budismo, existe uma premissa muito forte que fala sobre a impermanência da vida, ou seja, nada é para sempre, tudo passa e precisamos aceitar e acima de tudo nos adaptar aos acontecimentos. Fases ruins, assim como as boas, chegam para todas as pessoas. Nos bons momentos no entanto, sabemos o que fazer, o problema está quando as coisas não saem exatamente como gostaríamos, provocando angústia e tristeza. Nessa hora o melhor que se tem a fazer é aprender a se adaptar, o que não significa aceitar a condição de forma passiva, mas encontrar formas para passar pelo caminho e aprender algo com isso. Ao usar a adaptação para superar adversidades você acaba por desenvolver não somente novas habilidades, mas também resiliência necessária para encarar novos desafios – Experimente!

É pra frente que se anda Felipe Pedroso, atleta profissional de boxe.

Pare de olhar para o passado, você já sabe o que aconteceu lá. Independente do que tenha sido, independente de sua origem, saiba que você pode fazer o que todos achavam que não conseguiria. Mostre ao mundo quem você é! Mas isso só é possível se você não ficar preso ao que te aconteceu, siga em frente ou enfrente as consequências e lembre-se: Para trás, nem para pegar impulso!

 E para motivar ainda mais você na busca por resultados, confira o vídeo do atleta profissional Marlos Simões – Continue a Lutar.

https://www.youtube.com/watch?v=9ydGKbDlerA

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: carreira comportamento motivação

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração