12 dicas práticas que vão tornar você um profissional de sucesso para qualquer lugar e para qualquer pessoa- Por Walter Lopes

Diz a expressão popular: ‘’ Na pressa de ver, não enxergamos’’ e essa frase de efeito é muito praticada pelos profissionais ansiosos no mercado. Hoje estamos vivenciando um período de adaptação tanto para as empresas quanto para os profissionais que ao deparar com inúmeras atividades durante o dia, não enxerga pequenas atitudes que poderá dar visibilidade positiva para ele.

Se você clicou neste artigo é porque busca mais informações para ajuda-lo(a) no crescimento profissional, certo? Essas dicas, se aplicadas de forma correta, fará seu Marketing pessoal brilhar e sua carreira alavancar. Preste atenção nas dicas! ;)


Vejo muitas pessoas com grandes capacidades técnicas que em certo ponto de suas carreiras estagnam por falta das competências comportamentais.


Diz a expressão popular: ‘’ Na pressa de ver, não enxergamos’’ e essa frase de efeito é muito praticada pelos profissionais ansiosos no mercado. Hoje estamos vivenciando um período de adaptação tanto para as empresas quanto para os profissionais que ao deparar com inúmeras atividades durante o dia, não enxerga pequenas atitudes que poderá dar visibilidade positiva para ele.


Então vamos deixar de blá, blá, blá... e vamos ao que interesse de fato!

1º CUMPRIMENTE AS PESSOAS NO GERAL

Percebo que isso ainda é um tabu pra muita gente, por isso que o mercado está com profissionais com níveis iguais, seja diferente! Dar bom dia! Boa tarde! e/ou Boa noite! Não faz mal pra ninguém, pelo contrário faz muito bem!


2º DÊ ATENÇÃO!

Já conversou com alguém que enquanto você falava ela continuava andando, e rápido? Eu sim! Já passei por isso! Quando paramos para conversar com alguém e olhamos nos olhos mostramos interesse no conteúdo da conversa e respeito ao próximo.


3º ATENDA OS RAMAIS

Claro que na ausência! é muito importante informar que o ‘’ dono’’ do ramal não está e anotar o recado. Vejo muitos profissionais que permitem os ramais tocarem sem parar e não atendem nem pra deixar satisfação. Ninguém liga para o outro no ambiente corporativo para contar lorotas e sim para assuntos rápidos e de interesse do trabalho. Essa atitude mostra pro atividade e coleguismo, além de ficar bem na fita pelo seu líder e pelos colegas.


4º COMUNICAÇÃO

Tanto a comunicação verbal e a não verbal, assim como a escrita são fundamentais para sua imagem brilhar. Um profissional que conhece bem do seu idioma, que reflete os gestos corporais adequados e sabe se expressar de forma clara e objetiva tem grandes chances de galgar mais rápido na carreira.

Estude mais seu idioma, leia mais sobre a comunicação do corpo ( o corpo fala, e muito!), faça cursos de oratória caso ache necessário, mas o  importante de tudo isso é que sempre seja claro, objetivo e convicto da informação que passa, a segurança e transparencia na fala traz ideia de pensamento claro, organizado e seguro.

5º MATURIDADE

Maturidade é a capacidade compreender o contexto geral das coisas e pessoas de forma racional e se posicionar com profissionalismo. Um profissional maduro entende os ‘’nãos’’, sabe se impor com respeito sem ser ‘’ cabeça dura’’, não se mete em fofocas, não causa intriga, não costuma resolver conflitos causando mais conflitos. 

Dê conselhos aos colegas, seja amigo e profissional. Mostre confiança para receber confiança.

6º CONTROLE DAS EMOÇÕES

Quando falamos de controle emocional estamos falando de inteligência emocional, certo? Esse termo está sendo muito usado nas empresas depois de ser observada a falta de adaptabilidade às várias mudanças que as empresas estão passando tanto em processos quanto de pessoas isso tudo ao mesmo tempo.
O ser humano mescla razão e emoção, porém no ambiente corporativo é muito importante sentir a emoção, mas controla-la.
Sentir emoção não é o problema, isso é bom! Ela nos ajuda para a ação, além de ser natural do ser humano, porém quando mal regulada pode trazer uma imagem de falta de gestão de si mesmo.

Alguns exemplos:

• Não reaja a um e-mail ofensivo na hora que acabar de ler, a tendência é você revidar da mesma forma e isso não irá lhe promover;
• Não grite com as pessoas, embora esteja muito atarefado (a) e não está para conversas, essa atitude grossa ficará registrado na memória das pessoas que por mais que entendam terão sempre uma imagem de que você não é resiliente o bastante para trabalhar e se comunicar com educação.
• Não chore diante a um desligamento ou da notícia dele em volta das pessoas, embora seja de um amigo ou parente e você esteja chocado pela demissão mostre que sabe lidar com mudanças e que as dinâmicas corporativas não abalam você....caso deseje ser chefe de um setor as pessoas não querem alguém dessa forma.

7º SEJA OTIMISTA

No ambiente corporativo onde o intuito é fazer que o objetivo seja realizado com excelência sempre aparece os obstáculos e quando estamos diante de uma equipe otimista tudo se resolve de forma eficaz. Pessoas otimistas criam, idealizam, trazem soluções e sempre vê o lado positivo das questões.

8º CUIDE DA APARENCIA E VESTIMENTO

Nossa aparência é a primeira a ser exposta mesmo antes de alguém nos conhecer, além demostrar cuidado e limpeza. Cuidar da pele, dentes, cabelo, unhas e roupas são essenciais.
Se vestir da maneira que o cargo pede passará respeito ao cargo, à empresa e você passará uma imagem que se importa com o momento e com sua carreira.

9º DISPONIBILIDADE

Claro que temos, muitas vezes, outras atividades além do nosso trabalho formal, porém é muito importante se disponibilizar para o trabalho e para ajudar os colegas quando não houver demandas para você.
Você passará imagem de alguém proativo e dedicado aos colegas e a empresa.


10º HUMILDADE

Ei! Você não é...você está como...! entende? A humildade não tem nada a ver com fraqueza e sim fortaleza, alguém que reconhece seus pontos fortes e inclusive os fracos. O humilde não enxerga cargo e sim a pessoa, não esquece de sua origem, ele sabe que antes de ser .... ele é humano.
Reconheça as promoções e méritos dos colegas e chefes, ouça mais e fale menos, mostre interesse em querer se desenvolver, elogie as pessoas.


11º OUSADIA

Um profissional ousado é aquele que cria e expõe, não tem medo dos questionamentos e isso é muito bom quando tem planejamento do que vai fazer, claro!
Ideias guardadas, é projeto perdido!


12º CHAME AS PESSOAS PELO NOME

Se você ler livros sobre temas envolvendo persuasão, vendas...perceberá que sempre abordam essa dica. O nosso nome, é a palavra mais bonita que os nossos ouvidos podem receber. Quando chamamos alguém pelo nome, automaticamente, criamos empatia na pessoa e a tendência é que ela esteja aberta para o diálogo mais harmônico.

 

Espero que tenha gostado! até o próximo artigo ;)

Meu e-mail: walter.rh@hotmail.com

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