3 habilidades do líder coach para alavancar os resultados

O coaching é a atitude de explorar aquilo que ainda ninguém explorou

iStock

Se você é um líder de nível gerencial, certamente, a sua reação quando um colaborador da sua equipe lhe apresenta um problema é tentar resolver, dar conselhos, orientar, agir e apagar o incêndio. Afinal, é isso que se espera do líder, certo? Errado…

Estudo recente realizado pela BMI - Brazilian Management Institute - revela que 46% dos executivos apontam como principal desafio engajar e motivar seus liderados.

O fato é que quando o líder assume um papel excessivamente centralizador e orientativo, ele não consegue engajar e envolver a sua equipe. As consequências são dramáticas para a liderança. A falta de iniciativa dos colaboradores, os entraves na execução e a ausência de um ambiente propício a superação de desafios são alguns sinais de que os resultados não irão acontecer.

Num cenário como este, as características do líder coach têm se destacado.

O Coaching ainda é uma metodologia recente no Brasil, e há muita confusão sobre este assunto. São tantos cursos, textos, promessas, certificações, que é muito fácil ficar confuso com o que é coaching. O Coaching não é dar conselhos ou resolver problemas, no caso da liderança, é saber fazer as perguntas certas para ajudar o colaborador a encontrar sua maneira de superar um obstáculo. Sem dúvidas, é uma prática que desafia o colaborador a pensar ao invés de transferir o problema para o seu líder.

Para liderar melhor a equipe e garantir o desempenho, é necessário desenvolver 3 habilidades essenciais do líder coach:

#1 ESCUTA ATENTA: A capacidade de ouvir e identificar os sinais verbais e não verbais do seu colaborador é que vai permitir ao líder encontrar as oportunidades para remover os obstáculos. O chefe que recebe o colaborador olhando pra tela do computador, respondendo e-mail, olhando o whatsapp, não vai conseguir se conectar com a sua equipe. A escuta atenta é uma habilidade essencial do líder coach.

#2 PERGUNTAS DESAFIADORAS: O líder coach tem a habilidade acima da média de fazer perguntas que desafiam o colaborador a pensar na solução. Definir o motivo da conversa, explorar o obstáculo e focalizar a solução através de perguntas reflexivas fará o integrante da equipe raciocinar sobre a resolução do problema.

#3 FEEDBACK PODEROSO: O feedback é o dia a dia do líder coach. Tem muito líder se perdendo porque acha que feedback só deve ser utilizado na avaliação de desempenho. O líder coach tem muita capacidade de estabelecer um diálogo superior a fim de identificar soluções para os problemas apresentados. O Feedback é uma ferramenta de desenvolvimento fantástica do líder, e ele não pode perder as oportunidades de utilizá-la.

Gente, o Coaching é a atitude de explorar aquilo que ainda ninguém explorou! Busque o próximo patamar da sua equipe!

Você merece ser muito feliz!

Cuide da sua carreira!

Ah, e se gostou me segue aqui no Portal, é só clicar ai embaixo!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(6)
Tags: coaching jonnaslimapalestrante liderança palestrante palestras VcPodeMais