Mais comentada

3 passos para planejar melhor as metas em 2017!

2017 está batendo na porta. Que tal aprender a planejar as metas profissionais com alguns passos simples?

Está terminando mais um ano. Como foi 2016 para você? Quais foram as suas realizações? Alcançou todas as metas planejadas no início do ano? Não chegou a planejar?

2017 está batendo na porta. Que tal aprender a planejar as metas profissionais com alguns passos simples?

1° passo: Liste todas as suas metas em uma folha ou arquivo no computador.

2° passo: Estipule um prazo para todas elas. Fica muito mais fácil atingir uma meta, quando é estipulado um tempo para ela ser alcançada. Exemplo: abril/2017 ou 4 meses.

3° passo: Submeta todas elas ao modelo SMART. Uma meta nesse modelo é: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.

O que é ser específico? É não colocar uma meta genérica. Exemplo: ser um profissional bem sucedido ou ser feliz. É colocar exatamente o que você quer conquistar. Exemplo: inglês avançado.

O que é ser mensurável? É você ter capacidade de medir o atingimento da meta. Exemplo: para medir o conhecimento avançado no idioma inglês você pode fazer uma prova em instituição internacional que comprovará o seu nível.

O que é ser alcançável? Para uma grande meta ser alcançada, é necessário realizar submetas. São metas menores que, se não forem buscadas, a grande meta não virá. Exemplo: para ter inglês avançado, pode ser necessário estudar 1 hora por dia, assistir filmes em inglês e fazer um curso presencialmente (2 horas por semana). É necessário avaliar se as submetas dependem do seu próprio esforço. Quando começa a depender de outros, fica mais difícil conquistar a meta principal.

E o que é ser relevante? É identificar o vai te motivar para buscar dia após dia a realização das submetas. Qual o propósito de ir em busca da realização da grande meta? Exemplo: ter inglês avançado vai abrir as portas em empresas multinacionais.

E o temporal já comentamos no 2° passo. É de suma importância estipular um período para a conquista da meta.

Espero que você conquiste tudo o que planejar em 2017 e que mantenha o foco nas decisões alinhadas com o seu propósito de vida!

Sucesso!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: carreira metas planejamento planejamento de carreira