4 lições de liderança do filme Aquaman

Aquaman foge um pouco do perfil clássico de herói, não tem interesse em assumir a posição de líder na história. Esse fato, torna o filme mais interessante e nós podemos fazer uma associação, sobre as características de liderança que o personagem tem e como qualquer um de nós pode desenvolvê-las.

iStock

O filme Aquaman estreou no dia 13 de dezembro no Brasil e, mundialmente, já é um fenômeno de bilheteria. A produção já quebrou recordes é o longa de maior bilheteria da DC, ultrapassando 'Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge'. No total, Aquaman já arrecadou mais de US$ 946 milhões e deve ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão ao final de sua exibição nos cinemas.

Não é novidade que o filme tem todo o combo de requisitos para ser um blockbuster. Um dos motivos, claro, é a ideia de um personagem épico e cheio de qualidades. O Aquaman foge um pouco desse perfil e não tem interesse em assumir a posição de líder na história. Esse fato torna a produção mais interessante e nós podemos fazer uma associação com as características de liderança que o personagem tem e qualquer um de nós pode desenvolver. Abaixo listo 4 característica de liderança que podemos aprender com o filme Aquaman (com um pouco de spoilers):

1 - Cerque-se de pessoas que enxergam o seu potencial

No filme, a personagem Mera é quem mostra ao Aquaman a importância dele assumir o reinado, além disso, entra na aventura com ele e sempre está disponível para afirmar que ele está no caminho certo. É comum, em nossa trajetória profissional, nos depararmos com momentos de dúvidas ou hesitação; e é muito importante saber quem são as pessoas que acreditam em nosso potencial e estarão ao nosso lado durante esses momentos. Saiba identificar e manter por perto essas pessoas durante sua jornada.

2 - Não desista no meio do caminho

Em certo momento da história, o Aquaman pensa em desistir e acredita não ser capaz de realizar sua missão. É sempre nos momentos mais críticos que precisamos de inteligência emocional para analisar a situação e entender onde queremos chegar. O caminho para o seu objetivo não será uma linha reta, mas cheio de obstáculos. Se você sabe onde quer chegar, mantenha o plano e siga em frente.

3 - Aprenda a lidar com o medo

Na cena da batalha para conseguir o tridente, o Aquaman é questionado se está com medo. Ele responde que sim, e sua mãe o diz que ele está pronto.

O medo é um estado emocional que surge quando estamos em uma situação de perigo ou quando saímos da nossa zona de conforto. Nós também passamos por diversas situações de medo no dia a dia: mudança de cargo ou empresa, um projeto novo, assumir novas responsabilidades. O medo é importante para que tenhamos a consciência das responsabilidades que assumimos, porém não podemos deixar que esse medo nos paralise e nos impeça de arriscar e tentar algo novo.

4 - Conheça seu propósito

O Aquaman tinha o propósito de unir os dois povos da Terra (do mar e da superfície) para que convivessem em harmonia e sem guerras. Este é o motivo que o leva a enfrentar todos os desafios do filme. Na nossa realidade, não é necessário salvar o mundo para uma atuação relevante. Se sua meta é subir de cargo ou conseguir um aumento no salário, você deve ter isso como um propósito e desenvolvê-lo de acordo com as possibilidades e os caminhos traçados.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)