Mais comentada

5 dicas para desenvolver a empatia

Atualmente parece que todos estão falando em EMPATIA, de líderes empresariais a líderes religiosos. Empatia é o ato criativo de ver e entender as situações sob o ponto de vista do outro.

Atualmente parece que todos estão falando em EMPATIA, de líderes empresariais a líderes religiosos. Empatia é o ato criativo de ver e entender as situações sob o ponto de vista do outro.
Você já pensou em praticar e desenvolver a empatia? Veja algumas dicas:

1. Aprenda a ouvir com empatia
Os relacionamentos saudáveis sempre passam pelo bom uso da empatia, e nós sabemos disso! Será que em uma discussão qualquer você nunca disse: gostaria que você entendesse o meu ponto de vista? Ou ainda: Coloque-se no meu lugar....

Saber ouvir com empatia é se concentrar com quem você fala, ouvindo seus sentimentos e suas necessidades e não apenas escutando o que ele diz. Todos, inclusive você, gostam de serem ouvidos e compreendidos.

2. Conversa com estranhos
Um bom treino para desenvolver a empatia é conversar com estranhos, procurando observar as suas emoções e a linguagem não falada. Minha sugestão é ir um pouco além daquela conversa inconsequente sobre o tempo, mas algo mais denso que proporcione uma pequena reflexão em ambas as partes. Elevadores, viagens aéreas, filas em geral, etc. são locais ideais para esta pratica.

3. Faça algo diferente
Você poderá aumentar a sua capacidade em ver sob o ponto de vista do outro se proporcionar a você oportunidades diferentes em sua vida, isto é, fazer algo diferente do usual. Exemplos: se você é uma pessoa metódica e organizada, em suas próximas férias faça uma viagem sem uma programação definida, utilize hostels ou pousadas. Por mais difícil que possa parecer para você, tire um ou dois dias por mês para ir ao trabalho de transporte público, deixe seu carro na garagem.... Faça como a maioria de seus funcionários...

4. Seja um “revolucionário”
Uma forma importante de aumentar seus níveis de empatia é juntar com outros para, juntos, realizarem trabalhos voluntários ou atividades para o bem comum. Seja um ativista em uma área que lhe agrade.
Atividades em grupo também são boas para aumentar o nível de empatia, seja um esporte coletivo, cantar em um coral, etc.

5. De asas à sua imaginação
Bons livros remetem a sua imaginação a lugares nunca antes imaginados. Filmes que tratam de características sociais diferentes de seu dia-a-dia farão com que você tenha uma nova visão da realidade. Algumas sugestões: Cidade de Deus, Hotel Ruanda, Historias Cruzadas e outros filmes que apresentem cenários e comportamentos diferentes do nosso. Alguns filmes indicados ao Oscar em 2014 são excelentes para este exercício, veja mais em  
http://www.estacaofeminina.com.br/setima-arte/o-oscar-e-a-questao-humana

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: coaching empatia equipes inteligencia emocional liderança