Mais comentada

5 dicas para falar o que pensa

Quantas vezes você já teve a chance de falar algo e não falou? Falar as palavras certas no momento certo é questão de sensibilidade

Adm. Christian,

A comunicação é um dos maiores desafios de todos hoje. Saber se expressar, ponderar e transmitir a mensagem com clareza faz parte do cotidiano de todos. A comunicação diz respeito ao que se fala, mas tem muita relação com o como falar. Seguem abaixo cinco dicas para se falar o que pensa de forma eficaz.

- Momento: uma das grandes virtudes dos grandes comunicadores é saber o momento exato de se falar. Saiba identificar quando parafrasear e falar seu ponto, evite momentos tensos, prefira situações mais atenuadas e com conversa branda.

- Oportunidade: é algo que não se deve deixar passar. Perceba as deixas que ficam em aberto e aproveite. Uma oportunidade perdida jamais voltará e talvez jamais poderá falar o que queria novamente.

- Postura: mantenha a conversa em um bom tom, afinal é uma conversa entre adultos, não há necessidades de palavras pejorativas, mantenha a calma e a clareza. Uma boa postura demonstra profissionalismo, indica que você está um passo à frente na escala do desenvolvimento pessoal.

- Fundamento: certo, você consegue falar o que pensa, mas está falando o que realmente deve? Quando colocar seu pensamento tenha um fundamento. Falar o que se pensa sem fundamento é especulação, as pessoas podem entender de forma errada e todo seu esforço para passar sua opinião vai por água abaixo. Discutir sem argumento é jogar palavras sem sentido ao vento.

- Responsabilidade: saiba que tudo o que pronunciar terá um resultado, por isto, são de sua responsabilidade as palavras proferidas, analise o contexto da situação e aja com responsabilidade. Responsabilidade é a base de todo profissional de respeito.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Shopping