5 livros essenciais de Peter Drucker sobre Administração

A qualidade elevada da escrita de Drucker oferece uma leitura prazerosa. Seu trabalho pode ser lido em muitos níveis diferentes

Jeff McNeill/ CC BY-SA 2.0

Embora Peter Drucker seja sempre lembrado como "o pai da administração moderna", e a maioria de seus quase 40 livros tenha um apelo para administradores, nem toda sua obra foi focada na administração. Drucker escreveu para todos os tipos de administradores de empresas e de negócios: pessoas que trabalham em organizações sem fins lucrativos, governo, academia e em qualquer outro lugar onde é importante que as pessoas trabalhem juntos produtivamente para objetivos comuns e para missões e causas além de suas identidades como indivíduos.

É difícil restringir uma seleção para apenas cinco livros, mas na escolha desses títulos essenciais, selecionei aqueles livros que são mais focados em administração, têm o apelo mais universal, são os mais práticos e contêm muitas de suas ideias e conceitos clássicos . Uma vez que cada um é igualmente digno de leitura e releitura, eles estão listados alfabeticamente, e não classificado em termos de qualidade ou preferência pessoal:

1. O Gestor Eficaz (Primeira edição, 1967, 50th Anniversary Edition, 2017). Para minhas recentes visões sobre este clássico, veja meu post recentemente publicado pelo Administradores.

2. Inovação e Espírito Empreendedor: Prática e Princípios (1985). Esta obra continua a ser referenciada por uma nova geração de autores. Drucker analisa o que realmente significa cada um desses tópicos, e como e por que eles estão inter-relacionados. Com ênfase na praticidade, veja as "sete fontes de oportunidades inovadoras": o inesperado, as incongruências, as necessidades de processo, as mudanças na estrutura de uma indústria ou mercado, a demografia, "mudanças na percepção, humor e significado" e "novos conhecimentos, tanto científica como não científico".

3. Management: Revised Edition (2008), com Joseph A. Maciariello. Drucker morreu aos 95 anos em 2005, e em meados de 2008, esta edição revisada e atualizada do seu clássico 1974 de Administração: tarefas, responsabilidades, práticas foi publicada, com um comprimento menor do que o original, mas ainda em um volume robusto de 568 páginas. É o mais próximo que você pode chegar a uma "Bíblia" do pensamento de Drucker sobre a administração. E uma vez que ainda é relativamente fácil encontrar versões de bolso do original, eu recomendo a compra e leitura dela também.

4. Desafios Gerenciais para o Século XXI (1999). O último livro de Drucker de conteúdo original (e não uma coleção ou edição revisada) contém um considerável material de reflexão, particularmente as seções "Novos paradigmas da administração", "O líder da mudança", "Gerenciando a si mesmo" e "Desafios da informação".

5. Peter Drucker on the Profession of Management (1998). Uma série de coleções de artigos e ensaios de Drucker foram reunidos e tratados em livros ao longo dos anos. Este título, um de seus livros que originam de seus artigos do Harvard Business Review, contem artigos clássicos tais como “The Theory of the Business,” (1994), “What Business Can Learn From Nonprofits,” (1989) e “The Information Executives Truly Need (1995).”

Uma escolha bônus, e um de seus livros mais vendidos, é The Daily Drucker (2004), um compêndio de estilo devocional no qual Drucker também colaborou com Maciariello, seu amigo de longa data e professor da Drucker School of Management, na Claremont Graduate University, em Claremont, Califórnia. Para a seleção de cada dia, que aparece sob uma variedade de temas, existe um "ponto de ação" para reflexão e prática. O prefácio deste livro, bem como os de Management: Revised Edition e edição de 50 anos de O Gestor Eficaz, é de autoria de outro amigo de longa data Drucker, o autor de Empresas feitas para vencer Jim Collins.

A qualidade elevada da escrita de Drucker oferece uma leitura prazerosa. Seu trabalho pode ser lido em muitos níveis diferentes: para a educação, treinamento prático, puro prazer, jogo de palavras inspirado e o sentimento reconfortante de que estamos na companhia de um autor que quer ser nosso guia e companheiro para uma viagem contínua e estimulante na vida, no trabalho e além.

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.