5 passos para desenvolver a empatia

Pequenos esforços podem ajudar na busca por essa qualidade essencial ao líder

iStock

A empatia é uma aptidão social crucial para o nosso sucesso. Mas, nem sempre é fácil compreender sentimentos alheios, reconhecer e aceitar as diferenças.

Para criar sintonia com o outro, devemos interpretar os seus sentimentos, pois na maior parte das vezes, esta comunicação é não-verbal, ou seja, as pessoas emitem sinais sutis do que desejam. Por isso, é fundamental observar os gestos, a postura, a entonação da voz e até o silêncio.

Mas, antes de enxergar o outro, você deve olhar para o espelho. Percorrer o caminho do autoconhecimento é imprescindível para os que querem ser empáticos. Quanto mais consciente de nossas emoções, mais facilmente entenderemos o outro, e dificilmente iremos projetar ou julgá-lo.

Algumas dicas de como desenvolver a empatia:

1. Autoconhecimento

Conheça seus pontos fortes, a desenvolver, reconheça suas emoções no momento em que ocorrem, interprete-as. Lembre-se de cada pessoa é um mundo. Se você não entender o seu, correrá o risco de achar que as pessoas tem as mesmas motivações, valores e comportamento.

2. Estabeleça uma conversa empática

Demonstre que você está entendendo o transmitido, através de expressões, como: “Eu te entendo”, “imagino como deve estar sendo difícil”.

3. Ouça, e com atenção

Perceba a linguagem corporal, respiração, gestos, expressões, postura. Neste momento, procure silenciar os seus pensamentos, ou seja, não adianta estar escutando e pensando no que você tem que fazer amanhã. Muitos são os que só ficam em silêncio no momento em que o outro está falando para apenas aguardar a sua hora de falar e/ou aqueles que interrompem com frequência o outro.

4. Demonstre interesse

Expresse através de sua postura que você está interessado. Fale coisas para que ele continue o discurso, como: “Que legal”, “Interessante”, “nossa”, claro que vai depender do diálogo e da relação com o emissor.

5. Diminua ou corte o julgamento

Evite olhar para o outro segundo os seus valores, opiniões e emoções. Veja-o como realmente o é. As pessoas que mais julgam são as que menos se conhecem, via de regra, pois projetam o tempo todo, segunda as suas perspectivas.

Avalie este artigo:
(2)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Administradores Premium

Últimos Workshops


Revista Administradores

Revista Administradores

Como você usa seu tempo?

Saiba como render mais no trabalho, ter momentos de lazer e até como explorar melhor o ócio.


Seja um Administrador Premium e
Tenha acesso a todos esses benfícios.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração