7 dicas para evoluir

Ninguém evolui parado. Para evoluir é preciso disposição para ir além, mudar, renovar

iStock

Não é à toa que evoluir termina com ir. Ninguém evolui parado. Para evoluir é preciso disposição para ir além, mudar, renovar. Quer ver só? Acompanhe essas 7 dicas e veja como é simples e encantador o caminho da evolução.

1. Aprenda!

Só evolui quem tem disposição para aprender. Aprenda algo novo todo dia. Deteste saber tudo. Deixe-se surpreender com novidades. Aprenda um prato novo, uma nova metodologia, um novo hobby, um novo sentimento. Aprenda a ter tempo de aprender.

2. Ouça!

Pare tudo agora. Ouça os sons ao redor. Todos eles têm muito a dizer e a ensinar, assim como o seu assistente, o seu parceiro, o seu cliente. Escutar faz toda a diferença no caminho da evolução. E quer saber de uma coisa? Você só vai escutar sua voz interior se conseguir parar para ouvi-la. Ah... e como ela tem o que nos dizer.

3. Descanse!

Tá, eu sei que você não tem tempo. Eu também não tenho. Mas descanse. Faça pausas. E eu não estou falando de férias. Falo de pausa, de um tempo para não fazer nada, de uns minutos de distração, de horinhas de descuidos (como nos ensinou o poeta*), de um balanço na rede, uma caminhada noturna, uma voltinha pela empresa, um passeio pela escola do seu filho. Descanse. Esse tempo faz bem para inspirar. Faz crescer. É tempo ganho, não perdido.

4. Pergunte!

Sabe o melhor jeito de achar respostas? Perguntando. Pergunte muito. Questione suas certezas. Rebata suas dúvidas. Pergunte, pergunte, pergunte. Não queira mais respostas, queira perguntas. Elas instigam e te levam longe. Concorda comigo?

5. Experimente!

- Isso não é para mim.
- Não consigo.
- Nem vou tentar.
- Não gosto.
- Não quero.

Todas essas frases são freios, impedimentos para você evoluir. Deixe disso e experimente. Tente coisas novas, experimente mais vezes o que você gosta, e arrisque-se em novas experiências. Só vai valer se você tentar.

6. Recue!

Saiba a hora de dizer não. Essa é uma palavra muito importante na busca da evolução. Um passo atrás é impulso para caminhar mais longe. É recurso para mudar para melhor. Saiba equilibrar o seu ímpeto de ir sempre para frente. Para trás também se anda.

7. Avance!

Vá mais longe. Vá onde você nem pensava em chegar. Onde você nem sabia que poderia ir. Confie em você. Olhe para a frente, vontade não te falta, você quer ir, quer chegar. Já aprendeu a ouvir, a descansar, a perguntar, a experimentar, a recuar. Agora é hora de avançar. Vai! Não é à toa que evoluir termina com ir.

*Guimarães Rosa

Avalie este artigo:
(5)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração