8 maneiras de ser mais produtivo

Não importa o tipo de trabalho que você faz, é importante fazer o melhor trabalho possível. Para que isso aconteça, você precisará de uma boa atitude para que a negatividade não incomode as pessoas com quem você lida.

Não importa o tipo de trabalho que você faz, é importante fazer o melhor trabalho possível. Para que isso aconteça, você precisará de uma boa atitude para que a negatividade não incomode as pessoas com quem você lida.

Claro que há mais do que atitude para ser bom no que faz. Você precisa estar aberto para mudar e constantemente aprender e crescer com o trabalho. Você também precisa ser oportuno, ter boas habilidades em atendimento ao cliente e manter-se produtivo.

Mas quando se trata de produtividade, você pode sentir que já está fazendo de um tudo já. Ainda assim, existem maneiras de aprimorar e ajustar o que você está fazendo atualmente. Dessa forma, você pode ter o seu eu mais produtivo, bem como o mais bem sucedido no que faz.

1. Use apenas algumas ferramentas
Se você quer ser o mais produtivo quando está trabalhando, use apenas algumas ferramentas para ajudá-lo. Em outras palavras, não tente usar todos os apps disponíveis.

Em vez disso, use algumas boas que você aprende por dentro e por fora do seu ambiente de trabalho e aproveite ao máximo seu potencial. Abaixo estão algumas ferramentas diferentes que você pode usar para ser o mais produtivo possível.

Ferramentas de calendário

As ferramentas de calendário são uma necessidade quando você tem um trabalho ocupado junto a sua vida doméstica. No entanto, elas podem ajudá-lo a fazer mais do que apenas acompanhar a programação.

Alguns aplicativos de calendário permitem que você mantenha listas de tarefas, além de agendar horários e datas de conclusão para concluí-las. Esse é um método muito mais eficiente de acompanhar as coisas do que simplesmente tentar lembrar de tudo.

Além disso, como o gerenciamento de agendas pode ser feito a partir de vários dispositivos, você pode gerenciar seu calendário praticamente de qualquer lugar. Você pode definir lembretes de reuniões, convidar outras pessoas para eventos e até calcular rotas para participar de reuniões com aplicativos de agenda.

Ferramentas de email

Você envia e recebe e-mails enquanto trabalha? Eu estou apostando que sim. Mas você pode não estar utilizando todas as ferramentas de e-mail que você poderia usar.

Por exemplo, algumas plataformas de email permitem criar texto fixo. Se você enviar as mesmas respostas para pessoas diferentes várias vezes, salve-as uma vez e reutilize-as. Isso é algo que eu faço para economizar meu tempo, melhorar a produtividade e fazer com que o tempo gasto na conta de e-mail seja contado.

Ferramentas de rastreamento de tempo

Quando as agendas sozinhas não são suficientes, você pode precisar acompanhar o tempo usando outros métodos. Por exemplo, se você precisar cobrar clientes e colaboradores com base no tempo real gasto, precisará medir o tempo com precisão.

Outra vantagem de usar esse tipo de ferramenta é que você também pode capturar o tempo perdido. Então, se seu objetivo é ser o mais produtivo, você pode identificar e melhorar essas áreas.

2. Priorize tudo
Dependendo da sua personalidade, ter muito o que fazer pode inspirar você a fazer mais. Isso me ajuda, mas não funciona para todos. Assim, um motivador adicional pode ser priorizar tudo na sua lista de tarefas.

Antes que você possa fazer isso, porém, você precisa ter tudo adicionado à sua lista de tarefas. Então você deve encomendar coisas pelo que precisa ser feito primeiro, próximo e assim por diante.

Definir prioridades para tudo ajuda a encontrar tarefas que podem ser sem importância suficiente para simplesmente cruzar sua lista. Ao mesmo tempo, projetos críticos podem ser concluídos mais cedo. Além disso, tudo isso permitirá concluir trabalhos um após o outro sem perder tempo a decidir o que vem a seguir.

3. Faça Tarefas Rápidas Imediatamente
Um dos truques que eu uso para ser o mais produtivo é fazer qualquer tarefa rápida, imediatamente. Se algo levar apenas um ou dois minutos, não há motivo para adiar.

Atrasar tarefas rápidas pode fazer com que você perca tempo mais tarde. Você pode não lembrar o que estava planejando fazer, o que pode gerar atrasos e perda de produtividade.

4. Estabelecer uma rotina
Você já se sentiu sobrecarregado e inseguro sobre o que fazer primeiro? Priorizar pode ajudar, mas também pode estabelecer uma rotina.

Eu acho que quando eu entro em uma rotina, eu trabalho mais rápido. Eu não tenho que parar e pensar sobre o que vem a seguir, o que desperdiça tempo valioso. De fato, algumas rotinas se tornam tão automáticas que posso fazê-las mais de duas vezes mais rápida do que no começo.

Estabelecer rotinas com várias tarefas ao longo do dia economiza tempo em cada uma delas. Quando adicionada, você pode espremer outra coisa no tempo economizado e ser mais produtivo.

5. Não desperdice o tempo “encontrado”
Às vezes, todo mundo tem um período de calmaria ou morte na agenda. Talvez seja durante uma viagem de metrô ou de trajeto. Talvez seja enquanto você espera na fila da loja ou quando você está no telefone. Esses períodos de tempo podem parecer muito curtos ou inconvenientes para iniciar um novo projeto.

Ainda assim, isso não significa que você deva perder esse tempo. Aproveite esses momentos para verificar e-mails, mensagens de texto, mensagens de telefone ou outras formas de comunicação. Ou use o tempo para examinar suas agendas de agenda ou reunião. Quase sempre há algo que você possa fazer para economizar tempo e ser mais produtivo. Além disso, esses momentos roubados podem ser exatamente o que você precisa para permanecer no caminho certo pelo resto do dia. Você apenas tem que procurá-los e então usar esse tempo sabiamente ;0)

6. Designe Líderes de Equipe
Pode ser uma confusão em massa quando ninguém é responsável por projetos de trabalho. Portanto, a melhor maneira de evitar isso é atribuir um líder de equipe a cada coisa.

Ao colocar alguém no comando de tarefas colaborativas, ajuda a todos a serem mais produtivos. Uma pessoa atribui partes do trabalho às pessoas apropriadas e certifica-se de que está completa.

Obviamente, essa pessoa é geralmente o chefe ou gerente de uma empresa. Ou, às vezes, é um supervisor ou gerente em treinamento. Não importa qual seja a sua posição, a pessoa responsável delegará o trabalho para que grandes tarefas sejam concluídas sem duplicação.

7. Rever regularmente projetos incompletos
Você pode usar seu calendário para agendar reuniões regulares consigo mesmo para revisar as obrigações de trabalho. Esta é outra maneira de se manter produtivo e não deixar que as coisas caiam nas rachaduras.

Certamente, você vai querer prestar muita atenção nas coisas de maior prioridade na sua lista de tarefas. Mas você também precisa olhar para as coisas que você colocou em segundo plano também. Elas podem ter tido prioridade baixa antes, mas poderiam passar para uma prioridade mais alta ao longo do tempo.

Examinar consistentemente as listas de trabalho permite que você obtenha projetos concluídos assim que iniciá-los. Claro, às vezes as coisas têm que ficar na prateleira por um tempo, caso surja alguma outra coisa. Mas eventualmente tudo se torna uma prioridade.

8. Cuide-se de si mesmo
Algumas pessoas negligenciam o autocuidado ao falar sobre produtividade e ser o seu eu mais produtivo. No entanto, este é um dos componentes mais críticos de ser e permanecer produtivo.

Se você não estiver comendo direito, dormindo bem, se exercitando e fazendo pausas quando necessário, sua produtividade será prejudicada. Você pode ficar doente com mais frequência, desenvolver sérios problemas de saúde ou se queimar como resultado.

Quando isso acontecer, você não será bom para si mesmo, seu cônjuge ou parceiro ou sua família. Você não estará trabalhando em níveis ótimos em seu trabalho também.

Cuidar de si mesmo permite-lhe não só cuidar de todos os outros, mas também ser o seu melhor no trabalho.

Claro que existem muitas coisas que fazem você ser bom no que faz todos os dias. Mas usar essas ideias pode ajudá-lo a ser o seu eu mais produtivo e a ter mais sucesso.

E você tem alguma outra forma de lidar com seu dia a dia, suas tarefas? Conte-me, será uma honra lhe ouvir ;0)

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: dicas emprego empresa recursos humanos trabalho