A avaliação de desempenho

A importância da avaliação de desempenho para as organizações tornarem mais competitiva para o mercado de trabalho.

Jessica Almeida,
A avaliação de desempenho é um procedimento que avalia e estimula o potencial dos funcionários na empresa. Seu caráter é fundamentalmente orientativo, uma vez que redireciona os desvios, aponta para as dificuldades e promove incentivos em relação aos pontos fortes.

 

Desta forma a avaliação esta se tornando cada vez mais importantes para as empresas porque é através da avaliação é que a empresa pode saber como esta em relação aos seus lideres, subordinados pares, clientes e fornecedores é isso influência no clima organizacional da empresa onde o Recursos Humanos entra com essa ferramenta para melhorar os resultados da organização.

Porém a avaliação tem suas vantagens e desvantagens, que são motivação, desenvolvimento pessoal, profissional, melhora a comunicação, metas e resultados é confiável, e suas desvantagens são que é muito trabalhoso, demorado e traz influências pessoais para os colaboradores e organização .

A avaliação de desempenho influencia com alguns benefícios para a organização destes quais faz com que ela avalie e melhore o seu potencial humano que é extremante importante para a organização visto que o empregado sabe muito da organização e pode fornecer informações ou ideias que pode ser aplicado na empresa.

Com os resultados da avaliação de desempenho a organização pode não só melhorar os aspectos que estão ruins como também criar e inovar produtos e serviços qualidade no trabalho para os funcionários que um dos fatores que afeta as organizações porque funcionários motivados produzem mais para organização e se sentem realizados com a organização.

Uma nova ferramenta da avaliação que esta sendo bastante usada é avaliação 360°, que é qual todos os indivíduos da organização são avaliados de múltiplas fontes, ou seja, o feedback não é só passado através do líder mais também de colegas de trabalho de clientes, fornecedores, para o individuo receber essas informações tem que estar preparado porque vai ter opiniões diferentes de pessoas diferentes.

O feedback dado pela avaliação é extremamente importante por isso as organizações tem que saber aplicar esta ferramenta tem que ter os profissionais treinados e qualificados para saber avaliar e usar os resultados obtidos da avaliação, e tem que conscientizar seus colaboradores da importância da realização da aplicação desta ferramenta assim eles levam a sério os resultados e sabe receber e dar um bom feedback que é resposta que a organização precisa para alcançar melhorias em todos os sentidos.

Sendo assim é bom todas as organizações estarem padronizadas para este mercado de trabalho que é tão competitivo e saber avaliar e ser avaliado é o segredo do sucesso porque é onde fica possível avaliar o potencial da organização.


Jessica Almeida dos Santos 

Formada em Recursos Humanos Especialista em Recrutamento e Seleção

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.