Mais comentada

A busca por harmonia nas relações de trabalho

Harmonia é muito importante, não só em nossa vida pessoal, em nossas relações com familiares, mas principalmente no ambiente de trabalho, já que é lá que passamos boa parte do nosso tempo.

Qual a chave para que tenhamos relações harmoniosas no ambiente de trabalho, seja com um subordinado, ou um superior?
Além de ter trabalhado em ambiente corporativo a anos, e ter feito palestras, percebo que as lacunas acontecem desde o processo seletivo até o desligamento do funcionário.
A gestão dos negócios são as pessoas!
O sistema do plano de carreira é deficiente, o tratamento de um empregador x empregado se altera, o atraso nos salários, e por aí vai.
Tudo aquilo que lhe disseram no primeiro dia de sua contratação vai por água abaixo, assim como a sua perspectiva, o seu engajamento e a prospecção de fazer diferente também.
É o mecanismo cultural da empresa que já não funciona mais, é necessário “incomodar” de tal maneira, que as pessoas enxerguem que aquilo tudo não cria um ambiente propicio a se desenvolver pessoas, a trabalhar novas idéias, e no final das contas, os resultados serão os mesmos ou até cada vez piores.
Assim como em um automóvel, é necessário o combustível, e a ação física de um homem que irá entrar com a ação, do ligar , engatar e dar direção ao veículo.
O mundo da tecnologia avança a cada momento, mas se não nos depararmos com a melhor qualidade de vida do ser humano, não teremos capacidade de melhoras desse avanço.
Precisamos fazer um ambiente com mais liberdade de expressão, com mais satisfação e equilíbrio.
Entender quem somos, nossas limitações, e entender o todo.
Uma das melhores formas de fazermos acontecer este ambiente harmônico, é justamente através do entendimento, primeiro, do entendimento da "cultura" da empresa, que está diretamente ligada com a conduta de seus colaboradores, para depois, entendermos como cada um interage neste universo.
Após entendermos efetivamente a cultura e as particularidades da empresa, e estarmos adaptados a elas, além de termos ciência de que, cada indíviduo que ali divide o espaço, tem seus próprios anseios, valores, visões e sua missão pessoal, nem sempre em consonância com os da empresa, não que seja motivo que não o faça se adaptar e ter um forte resultado, tanto individualmente, como em equipe.
Desde muito se estuda o comportamento dos individuos em seus ambientes de trabalho, e o que os motiva e o que os estressa e faz com que percam produtividade, e um dos fortes motivos, por incrível que pareça, não é o quanto ganha, não é o de recompensa financeira, mas o de estar num ambiente harmônico, onde a valorização através da preocupação com as pessoas, é um ambiente harmônico que faz o sucesso no longo prazo de sólidas empresas com cultura voltada ao seu maior capital, o humano.

Dani Santana - Sérgio Albuquerque Jr

Coaches

contato@danisantanacoach.com.br

contato@sergioalbuquerque.com.br

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: departamento pessoal empresarios empresas negocios relações de trabalho