Mais comentada

A característica do profissional do futuro: Resiliência

Carreira, mudança, resiliência.

 

O Mercado de trabalho está cada vez mais exigente, competitivo e dinâmico nos últimos tempos. Algumas características tais como: Proativo, perfeccionista, pontual, comunicativo, exigente já estão de certa forma ultrapassadas. As empresas já estão em buscas de profissionais com habilidades técnicas, comportamentais e principalmente humanas. A capacidade de trabalhar sob pressão, em equipe, lidar com situações de stress são fundamentais para qualquer profissional que almeja crescer profissionalmente em uma organização.

Atualmente ouvimos falar muito sobre Resiliência mas qual impacto essa palavra tem nas nossas vidas, seja pessoal ou profissional ? Se pesquisarmos na internet encontraremos 2 definições para essa palavra uma vez que ela é usada na física e na Administração. O Nosso foco é aqui é a definição na Administração que basicamente é a capacidade de lidar com certas situações ou a capacidade de tirar proveito e ensinamento de uma situação ruim e usar isso como aprendizado. Durante toda a vida iremos aprender algo novo pois a vida é um aprendizado constante.


O Interessante da Resiliência é que ela pode ser discutida no âmbito profissional e particular. Ao longo da vida iremos passar por momentos de tristeza, desânimo, desmotivação e dor, por exemplo, a morte de uma pessoa querida, uma reprovação, uma rejeição ou uma crise de existência. Na vida profissional também não é diferente, iremos conviver muitas vezes com colegas de trabalho chatos, chefes ruins, falta de reconhecimento, ambiente organizacional contaminado ou até mesmo um eventual desemprego.


Enfim seja qual forma a situação que você esteja passando procure desenvolver a Resiliência. A Capacidade de mudar, se renovar, tirar aprendizado de uma situação ruim, adapte-se, se motivar, aprender, explorar. Não é nada fácil, mas é necessário para todos os momentos. Seja resiliente e faça dela um exercício constante na sua vida pessoal e profissional. Pense positivo! Seja otimista! Permita-se mudar! Inove! A Vida quer que você seja Resiliente.
Abraço!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)