A ética é o nosso propósito

Devemos olhar a ética como algo relacionado ao bem-comum, em que os nossos esforços devem ser direcionados para fazer o bem e satisfazer as necessidades das pessoas.

A ética deve nortear as nossas ações, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

Principalmente, nas organizações nós precisamos discutir e debater sobre a ética: O que eu estou fazendo é ético? O meu propósito com os nossos colaboradores e clientes são éticos? O meu propósito pessoal está entrelaçado com os propósitos da organização que eu trabalho? Eu acredito na minha organização?

Devemos olhar a ética como algo relacionado ao bem-comum, onde os nossos esforços devem ser direcionados para fazer o bem e satisfazer as necessidades das pessoas. Oscar Motomura em seu artigo “Solução pela Ética” escreveu que se a ética é a escolha pelo bem-comum, decidir não agir porque existem dificuldades e incertezas não é ético.

Realizar um trabalho sem preocupação com a qualidade, sem estar alinhado com as necessidades de nossos clientes e da nossa organização, não é ético. Cultivar a cultura de espalhar boatos falsos, de levantar da cama desanimado todos os dias e não sorrir para as pessoas de sua equipe, não são atitudes éticas.

Atitudes éticas são aquelas que criam valor para a sua organização e para os seus clientes. São aquelas atitudes que te dão orgulho e motivação todos os dias para criar mais soluções inovadoras, que despertam a sua criatividade e que melhoram a vida das pessoas. Que estão voltadas para a geração de novas soluções, não aceitam argumentos negativos e questionam atitudes incoerentes. É liderar para o crescimento de todos os envolvidos e não apenas para si.

Desta forma, a ética precisa ser cultivada todos os dias e transmiti-la por meio de nossas ações ao maior número de pessoas, pois é por meio dela que seremos cidadãos honestos, responsáveis e eficazes, na busca de soluções para resolver (senão todos) a maioria dos problemas do mundo.

Avalie este artigo:
(2)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: carreira empreendedorismo ética honestidade negócios propósito trabalho valor

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração