Mais comentada

A importância da auditoria em saúde para qualidade no atendimento

A importância da auditoria em saúde para qualidade no atendimento

Roberta Massa,
A área da saúde vem se desenvolvendo rapidamente, no passado os equipamentos de diagnósticos não eram tão precisos, os exames laboratoriais não geravam resultados específicos e os sistemas de gestão não eram totalmente integrados.

 

Sabemos que todo o desenvolvimento da área é muito significativo tanto para a cura dos pacientes como para competitividade e os processo de gestão das instituições, porém, sabemos que por trás deste desenvolvimento são necessários investimentos que geram altos custos.

Um grande mestre em administração hospitalar, que tive a honra de tê-lo como professor Marcos Jose Ferraz Moura, dizia sempre:

"Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar uma unidade de negócio, com o menor custo possível, transformando os recursos humanos, materiais e financeiros em uma instituição rentável com produtividade, resolutividade, qualidade e segurança".

A qualidade no serviço atrelado ao menor custo possível é algo desafiador em todas as áreas e nas instituições de saúde não seria diferente. Uma das maneiras de controlar os custos é a utilização de métodos e técnicas de auditoria em serviços de saúde.

Mas afinal de contas o que é a auditoria na área da saúde?

A auditoria é uma analise sistemática e independente, que analisa e compara se os procedimentos prestados aos pacientes estão em conformidade com o que é previsto em contrato.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a auditoria também tem o objetivo de avaliar a execução de programas e convênios assim como a destinação correta dos recursos disponíveis, evitando desvios.

O setor vem crescendo a cada dia e tem sido muito valorizado nos mercado. Em algumas instituições ele é somente visto como um indicador de controle voltado para a redução de custos, principalmente nas operadoras de plano de saúde, onde os auditores geram as famosas "Glosas" onde os procedimentos fora dos pacotes previamente acordados são glosados.

Nesta grande guerra entre planos de saúde/seguradoras e prestadores da assistência, os hospitais passaram a investir significativamente na área de auditoria com ótimos resultados.

Os investimentos são realizados nos sistemas de informação através da parametrização dos sistemas de informação, assim como no processo de auditoria interna realizado pelas equipes de auditoria do pré e pós faturamento.

Este método é capaz de garantir a redução dos custos, mas também pode garantir a qualidade na assistência prestada e a melhoria dos processos nas instituições que souberem utilizar a ferramenta com sabedoria.

A auditoria nos proporciona a identificação de erros operacionais, estruturais e de gestão de pessoas, possibilitando a correção dos erros para que seja garantida a qualidade. Os pontos críticos são identificados e podem ser melhorados através de estratégias de curto ou longo prazo.

Acredito que a disseminação da auditoria nas instituições de saúde, se não forem focadas somente na redução dos custos, garantirão não somente uma gestão eficiente com resultados positivos financeiros, mas também a excelência na qualidade dos seus serviços, tornando a competitividade o seu grande diferencial.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Vagas de trabalho