Mais comentada

A importância do Departamento Pessoal e suas funções na empresa

O departamento pessoal é imprescindível para o bom funcionamento da empresa sabendo que é responsável pela organização e manutenção do arquivo que contém toda a documentação, expedida durante a realização das rotinas, exigidas pelo governo.

Viviane Nascimento,
O departamento pessoal é imprescindível para o bom funcionamento da empresa sabendo que é responsável pela organização e manutenção do arquivo que contém toda a documentação, expedida durante a realização das rotinas, exigidas pelo governo. Além do cumprimento das normas de higiene e segurança do trabalho, atendimento da fiscalização trabalhista e da justiça do trabalho.

 

Tem a função de mostrar para o colaborador que a empresa em que ele desenvolve suas atividades é um local organizado e estruturado, estando assim este departamento apto aaguçar para a empresa quando um colaborador está se destacando ou quando precisa ser ajudado ou mais capacitado.

Em empresas de pequeno porte, a prática do departamento pessoal é feita por escritórios de contabilidade. Este setor tem como suas responsabilidades, admitir, treinar, desenvolver, motivar, orientar e fazer o desligamento de funcionários, dentre outras.

O processo de admissão, por exemplo, é dividido em etapas. Primeiramente ocorre a abertura de vagas, a definição do perfil do candidato, definiçãoda melhor forma de divulgar a vaga. Em seguida, acontece a recepção dos currículos para a análise e seleção dos candidatos.

O departamento pessoal, também é responsável por integrar os novos colaboradores à empresa logo após sua admissão, treinando, supervisionando, acompanhando e tirando esclarecendo eventuais duvidas.

É ele o setor responsável por controlar a presença dos colaboradores, calcular salários, impostos, benefícios, folha de pagamento, de acordo com a legislação trabalhista.

Existem empresas que tem a visão na modernidade, uma tendência do mundo corporativista é a valorização das pessoas, isso está associado ao Departamento de Recursos Humanos, pois é este que vai cuidar da idoneidade da empresa frente aos seus colaboradores e a estes o seus direitos frente à empresa.

Estas empresas estão preocupadas com o futuro e para isso investem no presente de forma criativa, porém constante; se distinguindo das demais e obtendo resultados promissores.

Investir em departamento pessoal não significa ter um departamento direcionado apenas à admissões, demissões, treinamentos, recrutamentos, avaliações, visto que em algumas empresas não se tem grande fluxo de pessoal. A empresa pode por exemplo, investir em Recursos Humanos tendo como base um plano de carreira, em que o colaborador possa participar e crescer junto com a empresa.

O Profissional de Recursos Humanos diferencia-se por desenvolver uma postura de liderança autorizada perante sua equipe, onde os colaboradores o recorrem tendo a convicção de que realmente ele saberá o que fazer, e não como uma autoridade que somente quer as atividades realizadas.

Estes profissionais devem ser visionários, mas com os pés no chão, devem ser multiplicados em todos os setores da empresa deliberando e projetando o futuro desejado.

Diante de todo o exposto, conclui-se, portanto que investir no Departamento de Recursos Humanos é investir na própria empresa, aparecerá melhoras significativas nos processos de comunicação e nas relações interpessoais, enfim ocorrerá uma maior integração organizacional.


Viviane Nascimento é formanda em Recursos Humanos pela UMC – Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Recrutamento e Seleção.

Email: vivianeaparecida8@hotmail.com

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: departamento pessoal empresa profissional recursos humanos

Shopping