A importância do planejamento nas empresas

 

Iara Valadares
(estudante de Administração de Empresas)

O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de uma empresa. Não adianta querer abrir nosso próprio negócio se nosso objetivo não está claro, pois não será possível fazer planos para alcançá-lo, ou se sabemos apenas por onde começar, mas nem imaginamos os próximos passos da empresa.

O planejamento pode e deve ser mudado, afinal, o mundo está em constantes mudanças e nós temos obrigação de segui-lo, pois agindo de outra maneira, estaremos colocando nossa vida profissional em jogo. A maneira de atingir nossos objetivos vai se adequar a cada época, por isso é importante estar bem informado e fazer nosso planejamento caminhar junto à atualidade.

No Brasil, milhares de pequenas empresas fecham por ano e têm como uma das causas a falta de planejamento. Portanto, o conhecimento sobre Administração é indispensável, uma vez que conhecendo melhor sobre tal área, podemos definir de maneira mais apropriada quais os melhores recursos a serem usados, quais métodos vão ajudar no alcance do objetivo, quais os profissionais que fazem o perfil da empresa, quais tecnologias podemos usar e muitos outros.

Mais importante que abrir uma empresa é saber administra-la, e se o planejamento não está caminhando junto ao fim desejado é necessário que se faça uma análise profunda, traçando novos planos para esta caminhada. Planos esses que sejam adequados à época e à empresa, pois só conseguiremos uma carreira empresarial bem sucedida se soubermos planejar o que temos, em busca do nosso objetivo. 




 

Avalie este artigo:
(2)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração